Declarações, Certidões, Diplomas e Cartas de Curso

A UAb disponibiliza, de forma gratuita e sem necessidade de pedido, o cartão de estudante e o certificado de matrícula/inscrição relativo ao semestre do ano letivo em curso.

A partir do ano letivo 2020-21, os estudantes passam a ter acesso aos documentos, diretamente, no Portal Académico. No menu Atividades Letivas, devem selecionar “Requisitar Documentos”, seguido de “Consultar”, no menu contexto.

As declarações específicas têm de ser requeridas através do formulário abaixo e estão sujeitas à cobrança de emolumentos, de acordo com o preçário em vigor (cf. Pagamentos):
  • Exame de acesso específico ou de maiores de 23 – declaração comprovativa do acesso acesso à UAb com indicação da classificação obtida
  • Aproveitamento do ano anterior – declaração solicitada habitualmente para efeitos de obtenção do estatuto de trabalhador-estudante junto da entidade patronal e/ou resgate de PPE. Da declaração constam as Unidades Curriculares em que o estudante está inscrito e aquelas em que obteve aprovação, não sendo discriminadas as classificações;
  • Certidões de unidades curriculares (UC) – documento onde são discriminadas todas ou apenas a(s) UC que o estudante desejar, respetiva classificação e ECTS, devendo ser solicitada apenas após publicitação dos resultados no Portal Académico.
  •  Diploma de Conclusão – documento oficial emitido quando o estudante termina o curso (licenciatura, mestrado ou doutoramento), sendo anuladas as UC em que o estudante estiver inscrito. Do Diploma consta: nome completo, tipo e número do documento de identificação, designação do curso, grau, data de conclusão e classificação final.
  • Carta de Curso (para licenciaturas e mestrados) e Carta Doutoral (para doutoramentos) – documentos facultativas, do qual constam: nome completo, tipo e número do documento de identificação, designação do curso, grau, data de conclusão e classificação final. O tempo de emissão destes documentos é de aproximadamente 3 meses.

FORMULÁRIO

 

Informações Adicionais

  • A emissão de qualquer documento pressupõe que a conta corrente do estudante esteja regularizada.
  • As referências multibanco são obtidas no Portal Académico – Tesouraria.
  • Os documentos solicitados são enviados por correio após o pagamento.