Maria Helena Morais Semedo (2018)
Diretora Geral Adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) desde 2013, tem desempenhado várias funções em África, nomeadamente como representante da FAO para o Níger (2003-2008), diretora regional adjunta para a África e coordenadora para a África Ocidental (2008-2009), tendo terminado a sua missão na região em 2013 como diretora regional para a África.
Ciente da importância da Segurança Alimentar, da Nutrição e da Agricultura na luta contra a fome e a pobreza, tem contribuído para a defesa desta causa, dando voz às populações e comunidades mais vulneráveis, em especial às mulheres rurais.
Foi a segunda mulher a assumir funções governativas em Cabo Verde e a primeira mulher africana a assumir responsabilidades de Diretora Geral Adjunta da FAO.
Guilherme d’Oliveira Martins (2016)
Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Económicas, é atualmente Presidente do Centro Nacional de Cultura, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (eleito em 31 de Maio de 2010), Membro efetivo da Academia de Marinha (eleito em 16 de Dezembro de 2014), Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História (eleito em 6 de Julho de 2015), Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusíada e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Tem prestado inúmeros serviços à República Portuguesa, entre os quais, como Presidente do Tribunal de Contas, Ministro da Presidência, Ministro das Finanças, Ministro da Educação, Secretário de Estado da Administração Educativa, Deputado à Assembleia da República, assim como à comunidade internacional em instituições de referência.Guilherme d’Oliveira Martins tem desempenhado um papel determinante na evolução do conhecimento e no progresso em diversas áreas da maior importância para a sociedade portuguesa, como a educação e a cultura. Ao longo dos anos, nos vários papéis públicos que desempenhou, foi sempre um forte defensor da Universidade Aberta, particularmente valorizando a sua missão na lusofonia. É autor de vasta obra publicada e foi agraciado com nove condecorações, tanto nacionais como estrangeiras.
Roberto Carneiro (2013)
Roberto Carneiro é Doutor Honorário em Ciências da Educação e Presentation Fellow pelo King´s College (Universidade de Londres). Atualmente é Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Educação e Psicologia – onde dirige os seminários de doutoramento e mestrado em Ciências da Comunicação e leciona nos seminários de doutoramento e mestrado em Ciências da Educação. É, ainda, regente de cadeiras nos Mestrados de Comunicação e Professor de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional nos Programas Avançados de Gestão para Executivos da Faculdade de Ciências Económico- Empresariais. Na mesma Universidade preside ao Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa.
Foi Secretário de Estado da Educação (1980/81), Secretário de Estado da Administração Regional e Local (1981/83) e Ministro da Educação e dos Desportos (1987/91), altura em que tomou a decisão de criar a Universidade Aberta (1988), contribuindo para a afirmação do Ensino a Distância, em Portugal, segundo as melhores práticas internacionais.
Adriano Moreira (2002)
Adriano Moreira é doutorado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade Complutense de Madrid. É professor da Universidade Católica de Lisboa, do Instituto Superior Naval de Guerra – Lisboa, da Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Universidade Aberta e professor emérito da Universidade Técnica de Lisboa.
Doutor Honoris Causa pelas Universidades da Beira Interior, Manaus, S. Paulo, Bahía, Brasília e Rio de Janeiro, foi Delegado de Portugal na ONU (1957-1959), Ministro do Ultramar (1961-1963), Deputado (1979-1995), Presidente do CDS – Partido do Centro Democrático Social, Vice-Presidente da Assembleia da República (1991-1995) e Presidente do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (1998-2007).
Autor de vasta obra na área da Ciência Política, foi distinguido com as seguintes condecorações: Grã-Cruz de São Silvestre; Grã-Cruz de Cristo; Grã-Cruz do Cruzeiro do Sul; Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de África; Grã-Cruz da Ordem de Israel, a Católica; Grande-Oficial do Infante D. Henrique; Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, e Royal Victorian Order.
António Perotti (1998)
António Perotti, doutorado em Teologia Moral pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, é o atual responsável pelos Estudos do Serviço Sócio-Pastoral do Centro Intercomunitário, no Luxemburgo, e representante da Santa Sé no Comité Europeu sobre Migrações no Conselho da Europa.
Foi Diretor do Centro de Informação de Estudos sobre Migrações Internacionais, assumiu a Presidência do Grupo Misto de Peritos sobre Educação Intercultural do Conselho da Europa e foi membro do Conselho Nacional Francês das Populações Imigradas no Ministério da Solidariedade Nacional.
É autor de vários livros e tem numerosos artigos publicados na área da Educação Intercultural, Sociologia das Migrações, Integração Social e Multiculturalismo.
Liisa Salo-Lee (1998)
Liisa Salo-Lee é professora na Universidade de Jyväskylä na Finlândia, doutorada em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown (Washington DC), sendo atualmente Presidente da Associação Internacional para a Educação Intercultural. É membro da Academia Internacional para a Pesquisa Intercultural e consultora da Presidência da República e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia.
Tem publicado numerosos trabalhos de investigação na área da comunicação e educação intercultural e das relações interculturais.
No âmbito da colaboração internacional com universidades estrangeiras, destaca-se o Projeto de Cooperação entre a Universidade de Jyväskylä e a Universidade Aberta, no domínio da Formação de Formadores de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a ser desenvolvido em Moçambique.
António Dias de Figueiredo (1997)
António Dias de Figueiredo é professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em “Sistemas de Informação nas Organizações” e “Tecnologias da Informação e da Comunicação na Aprendizagem”.
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, em 1970, doutorou-se em “Computer Science” pela Universidade de Manchester, em 1976, e obteve Agregação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, em 1982.
John Daniel (1996)
Doutorado em Metalurgia pelas Universidades de Oxford e Paris, Sir John Daniel tornou-se mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Concordia, Canadá. O curso de mestrado foi realizado ao longo de 25 anos, em regime de tempo parcial. No âmbito deste, iniciou, em 1972, um estágio na Open University – Reino Unido, uma experiência que viria a mudar a sua vida de forma definitiva: Sir John Daniel anteviu o futuro da educação superior e quis fazer parte dele. Começou então a sua odisseia internacional, tendo desempenhado funções na Télé-université da Universidade do Québec (Directeur des Études, 1973-77), na Universidade de Athabasca (vice-presidente de serviços de aprendizagem, 1978-80), na Universidade de Concordia (vice-reitor, 1980-84), na Laurentian University (Presidente, 1984-90), na Open University do Reino Unido (Vice-Chanceler, 1990-2001), na UNESCO (Assistente do diretor-geral da educação, 2001-04) e na Commonwealth of Learning (Presidente, 2004-12). Assumiu também as Presidências do International Council for Open and Distance Education (ICDE), da Canadian Association for Distance Education e da Canadian Society for the Study of Higher Education. Foi ainda vice-presidente da International Baccalaureate Organisation. De entre a sua vasta obra científica, destacam-se os livros Mega-Universities and Knowledge Media: Technology Strategies for Higher Education (Kogan Page, 1996) e Mega-Schools, Technology and Teachers: Achieving Education for All (Routledge, 2010).
Hsueh Shou Sheng (1995)
Hsueh Shou Sheng tem o grau de “Bachelor of Arts”, da Universidade de Yenching – Pequim, e o Doutoramento em Ciências Políticas, pela Universidade de Genéve – Suíça. Lecionou e orientou programas de investigação nas Universidades de Hong Kong, Oxford e Filipinas, na Universidade Chinesa de Hong Kong e na Universidade de Nanyang em Singapura, onde exerceu o cargo de Reitor de 1972 a 1975.
Foi Reitor Fundador da Universidade da Ásia Oriental (1980), em Macau, e da Universidade Aberta Internacional da Ásia (Macau), em 1992. Na sua carreira constam vários cargos de relevo, como o de Secretário-Geral Assistente da Organização Regional do Oriente para a Administração Pública, o de Presidente da Associação de Ciências Sociais do Sudeste Asiático e o de Consultor das Nações Unidas.
É membro do Conselho de Administração da Association of the Commonwealth Universities e membro honorário do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Mereceu várias distinções e condecorações, entre as quais se encontra o título de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, concedido pelo Presidente da República Portuguesa.
Tony Bates (1995)
Tony Bates é doutorado em Administração Educacional pela University of London e tem um vasto trabalho de investigação realizado no domínio da Educação a Distância (EaD).
Entre 2003 e 2006, dirigiu a equipa de investigação em e-learning da Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona) e colaborou com outras instituições universitárias, nomeadamente a University of British Columbia (Canadá), onde desempenhou, entre outros, o cargo de diretor para a EaD e Tecnologia da Divisão de Estudos Continuados daquela universidade (1995-2003).
Exerceu a docência na British Open University, tem vários livros publicados e ocupa a presidência da Tony Bates Associates Ltd, uma empresa privada com mais de 30 clientes que se dedica à consultoria e formação para a gestão de projetos de e-learning e Educação a Distância.
Atualmente, preside também ao painel internacional de especialistas da Universidade Aberta (UAb), é conselheiro na Universidad de Guadalajara (México) e na Universidad Tecnologica Metropolitana (Chile), sendo também membro do Conselho Consultivo para a Tecnologia e Educação do World Economic Forum.