Reitora

foto da reitora da Universidade AbertaNatural de Luanda, Carla Padrel de Oliveira é doutorada em Engenharia Química pelo Imperial College of Science Technology and Medicine da University of London e licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Docente da Universidade Aberta desde 1995, é responsável pela lecionação de várias unidades curriculares na área da Química e coordenadora do programa de doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Paralelamente às atividades docentes e académicas, é investigadora permanente do Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde tem coordenado e participado em vários projetos de investigação. Para além dos trabalhos científicos publicados na área da termodinâmica experimental, tem-se igualmente dedicado à área da formação/educação a distância, desenvolvendo, há mais de uma década, uma intensa atividade profissional no domínio das estratégias educativas a distância na comunidade dos países de língua portuguesa.

Entre 2000 e 2008, enquanto Pró-reitora para a Cooperação com os Países Africanos de Expressão Portuguesa e Timor, visitou vários países lusófonos e estabeleceu os primeiros contactos para a criação de uma extensa rede de locais de exame da UAb e dos primeiros Centros de Ensino a Distância (CEAD) de Lisboa, Díli e Luanda. Os CEAD pertencem à Rede Lusófona de Educação a Distância e integram a rede interativa mundial GDLN.

Entre 2009 e 2019 foi vice-reitora para a Qualidade, Avaliação e Cooperação Internacional, continuando a trabalhar na área do desenvolvimento do capital humano, através da mobilização de recursos da Universidade e de outras entidades públicas e privadas para a conceção, apoio e execução de projetos de formação e capacitação em língua portuguesa.

foto da reitora da Universidade Aberta

Reitora | Carla Padrel de Oliveira


Doutorados Honoris Causa


Organograma UAb


Provas de Agregação | Resultados


Palácio Ceia | Brochura