No âmbito do Modelo Pedagógico da UAb, as atividades de ensino e de aprendizagem realizam-se com recurso a software que permite criar um ambiente que simula uma classe, mas de natureza virtual.
O software utilizado é uma plataforma de e-Learning (ver Moodle), na qual, para cada unidade curricular é criada uma classe virtual. Nessa classe, que funciona como uma “sala de aula” virtual, o estudante tem acesso a todas as indicações necessárias para realizar com sucesso as unidades curriculares onde se inscreve.
Nesse ambiente, através de diversos dispositivos, o estudante acede aos elementos de aprendizagem (recursos audiovisuais, multimédia textos scripto, atividades de diferente índole, instrumentos de avaliação, etc.) e contacta com o professor e com os colegas. O número de unidades curriculares em que o estudante se inscreve, determina o número de «salas de aula» a que tem acesso. Este acesso faz-se através do portal da Universidade Aberta.
O ambiente virtual de aprendizagem contempla ainda a possibilidade de interações de natureza social, com caráter espontâneo e informal. Estabelecem-se assim relações sociais e de suporte, promovendo o sentimento de pertença a uma comunidade virtual de aprendizagem.