É um documento que explicita um modelo pedagógico entendido como um quadro geral de referência das atividades educativas e, simultaneamente, como um instrumento organizador das práticas de ensino e de aprendizagem na Universidade Aberta.
Do ponto de vista da sua atuação, no âmbito da sua missão de educação e formação, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) assenta em quatro grandes linhas de força:
– A Aprendizagem Centrada no Estudante – no centro do modelo situa-se o estudante, enquanto indivíduo ativo, construtor do seu conhecimento, empenhando-se e comprometendo-se com o seu processo de aprendizagem e integrado numa comunidade de aprendizagem;
– O primado da Flexibilidade – é entendida no modelo como uma variável que interpreta a matriz original do ensino a distância (o estudante pode aprender onde, quando, independentemente das distâncias, em qualquer lugar do mundo, sem o constrangimento de um horário) e o perfil do potencial estudante da UAb: adulto, com responsabilidades profissionais, familiares, cívicas, cidadãos ativos e intervenientes na sociedade.
– O primado da Interação – se nas primeiras gerações de ensino a distância, a interação era fundamentalmente entendida como interação estudante-conteúdo e interação estudante-professor, no modelo da UAb ela alarga-se de forma decisiva à interação estudante-estudante, através da criação de grupos de discussão de cada turma virtual, implicando o seu planeamento prévio e estratégias de ativação da aprendizagem, de modo a estimular a iniciativa e o envolvimento dos estudantes, bem como garantir o seu empenhamento e orientar a natureza do seu trabalho.
– O princípio da Inclusão Digital – é entendido como a facilitação do acesso aos adultos que pretendam frequentar um programa numa instituição superior e não tenham ainda adquirido desenvoltura na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tendo em conta que o ensino online exige competências específicas por parte do estudante, todos os programas de formação certificados pela UAb incluem um módulo prévio (Módulo de Ambientação Online), de frequência gratuita, para que os novos estudantes possam adquirir essas competências antes da frequência do curso.
Estas linhas de força norteiam a organização do ensino, o papel do estudante e do professor, a planificação, conceção e gestão das atividades de aprendizagem a propor aos estudantes, a tipologia de materiais a desenvolver e a natureza da avaliação das competências adquiridas.