GLOSSÁRIO ACADÉMICO DA UAB

Blended Learning ou blearning

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

Blended learning (ou bLearning) emergiu como um dos conceitos pedagógicos mais populares no início deste século XXI. Nos últimos dez anos, as experiências de educação e investigação em Blended Learning aumentaram significativamente fruto dos desenvolvimentos tecnológicos e como resultado das diferentes iniciativas para inovar pedagogicamente integrando as tecnologias nos sistemas de ensino. Inicialmente, o termo Blended Learning foi usado como a ligação entre a sala de aula presencial e o Ensino a Distância (EaD) mediado pelo computador. Mais recentemente, e sobretudo devido à crescente expansão da Internet e usabilidade dos LMS, o termo Blended Learning representa uma diversidade e uma variedade de combinações que envolve diferentes recursos tecnológicos, diferentes abordagens pedagógicas e diferentes espaços (formais e informais). Ou seja, para além da questão da integração dos momentos presenciais e não presenciais, deve-se ter em conta também a conjugação de diferentes abordagens de ensino, a interação de diversos recursos tecnológicos e a adoção dos diferentes espaços de vida no processo de ensino-aprendizagem.