4ArtPreneur



Nos dias 4 e 5 de novembro tem lugar no Palácio Ceia (Auditório 3), uma reunião internacional do projeto Erasmus+ 4ArtPreneur.

Sob o tema “Competências inovadoras de pensamento criativo no empreendedorismo ligado às artes”, trata-se do primeiro encontro presencial, que reúne parceiros de Portugal, Espanha, Alemanha e Chipre. José Bidarra, Pedro Alves da Veiga e Isabel Carvalho – professores e investigadores da Universidade Aberta (UAb) colaboram na criação de um curso online de acesso aberto de empreendedorismo (correspondendo a 3 ECTS) dirigido ao ensino superior na área das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs), para que estudantes de artes possam criar os seus próprios negócios.

O currículo em desenvolvimento pela equipa da UAb assenta sobre um plano de seis módulos, em que são combinados conceitos como o direito autoral, o valor da obra de arte ou as fontes de financiamento para as artes, como uma abordagem de sistemas dinâmicos (system dynamics), assente em imagens ricas (rich pictures), mapas de conceito e diagramas de influência, entre outros.

O projeto europeu 4ArtPreneur pretende fazer, assim, a ponte entre dois universos: o da arte e o do empreendedorismo.

 

Programa

Newsletter do projeto

22 de outubro, 2021