Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”



No dia 19 de dezembro, teve lugar no Palácio Ceia, a sessão de adesão da Universidade Aberta (UAb) à Cátedra UNESCO “Cidade que educa e transforma”.

A iniciativa contou com a presença da reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, da representante da Cátedra UNESCO nesta universidade, Ana Patrícia Almeida, da diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED-UAb), Cláudia Neves, e da diretora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LEAD-UAb), Luísa Lebres Aires.

Esteve, igualmente presente, a presidente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC, Lisboa) – instituição que acolhe a Cátedra – Maria Cristina Ventura, tendo o evento sido acompanhado a distância pela presidente da Assembleia de Delegados da Cátedra UNESCO, Jaqueline Moll (UFRGS/URI – Brasil) e pelo o membro do Comité Internacional, Márcio Tascheto (UFN – Brasil).

O projeto “Cidade que educa e transforma” inspira-se no movimento das Cidades Educadoras, criado em Barcelona, em 1990. Apoia um modelo de cidade que se rege por princípios como a igualdade, justiça, inclusão, democracia, diálogo, respeito pelo meio ambiente, entre outros aspetos. Como tal, propõe reforçar laços entre instituições de modo a promover o conhecimento, a paz e a sustentabilidade.

Reitora da UAb e Presidente do ISEC exibem protocolo de adesão.

→ Aceda à reportagem:

Notícia atualizada em 15-01-2024

21 de dezembro, 2023