A Universidade Aberta apresentou, ontem, os resultados do inquérito aplicado aos 1375 mestres e doutores diplomados na Universidade Aberta entre 2011 e 2020.
O Relatório intitulado «Experiências e Trajetórias dos Mestres e Doutores da Universidade Aberta 2011-2020» foi apresentado pelo professor Pedro Abrantes, que coordenou o trabalho.
O professor José das Candeias Sales, vice-reitor para o Ensino e Assuntos Académicos, felicitou a equipa que lançou o inquérito e tratou os dados pelo trabalho realizado.
Aproveitou também para agradecer a presença do professor Miguel Chaves, coordenador do Observatório dos Diplomados da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, convidado para fazer um comentário crítico do Relatório, tendo em conta a sua experiência na Universidade Nova.
Principais conclusões:
- O curso que realizaram constituiu a primeira opção para mais de 90% dos diplomados e cerca de dois terços concluíram no tempo que haviam previsto, atribuindo esse facto, sobretudo, à força de vontade pessoal;
- Os índices de satisfação dos mestres e doutores com o curso são globalmente elevados, superando os 90% em itens como o plano de estudos e as aprendizagens realizadas;
- A generalidade dos mestres e doutores considera o ensino online um excelente meio de aprendizagem e sentiu-se confortável no uso da plataforma da Universidade Aberta, sendo que mais de 80% sentiu-se à-vontade na interação com professores e colegas, tendo inclusive desenvolvido relações de amizade e um sentimento de comunidade. Autonomia, competência, organização, resiliência e disciplina foram as características que mais associaram ao perfil do diplomado da Universidade Aberta;
- A larga maioria (acima de 75%) considerou ter alcançado “totalmente” ou “em grande parte” um conjunto de objetivos centrais dos mestrados e doutoramentos, tais como a especialização académica e profissional, o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese ou a realização autónoma de investigações científicas;
- Cerca de 60% dos inquiridos afirma que o diploma obtido teve um impacto positivo nos seus rendimentos, valor que é superior ao nível do doutoramento;
- A maioria dos inquiridos considera que a obtenção do diploma de mestrado ou doutoramento contribuiu para melhorar as suas condições de empregabilidade.
→ Descarregue o Relatório aqui (PDF):
→ Conheça, neste vídeo, a opinião dos professores Pedro Abrantes e Miguel Chaves:
Notícia atualizada em 01-03-2024
21 de fevereiro, 2024