Blue Circular Postbranding Project



A revista da Fisheries Areas Network (FARNET), editada pela Directorate-General for Maritime Affairs and Fisheries, da Comissão Europeia, publicou um artigo sobre o Blue Circular Postbranding Project, da docente da Universidade Aberta, Sónia Seixas.

A revista é gratuita e editada uma vez por ano, em várias línguas. O artigo surge na sequência de uma visita programada, em que se mostrou o que se fazia neste âmbito e os objetivos do referido projeto.

O Blue Circular Postbranding Project é uma proposta de Economia Circular Azul em que o desperdício de recursos é recriado em novas marcas por um processo de transição e de participação ativa que motiva todos os atores da cadeia de valor. Desde os produtores aos consumidores e alicerçado em I&D, apossa-se numa abordagem sistémica, multidisciplinar, colaborativa e de co-design promotora.

Os plásticos de redes de pesca e os recolhidos pelos pescadores são armazenados e posteriormente transformados em produtos, com marca associada, e com retorno de equipamento para os mesmos. Pretende-se transmitir ao abrigo de um processo transparente que há vida no plástico recolhido dos oceanos, (re)transformando-o para novas utilizações. A implementação do modelo de Economia Circular Azul visa, pelo envolvimento da sociedade civil, comunidade piscatória, esfera política e empresarial, a metamorfose do lixo diariamente descartado em algo novo e com valor acrescentado.

Sónia Seixas, docente da UAb e investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), é responsável pelo projeto junto da comunidade de pescadores, sendo a coordenação geral dos docentes Carlos Duarte e Isabel Farinha da UNIDCOM/IADE – Universidade Europeia.

 

FARNET Magazine n°18 | FARNET (europa.eu) – página 10.

 

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29 de janeiro, 2021