Campus Sustentável avalia separação de resíduos



O grupo de trabalho Campus Sustentável UAb realizou, no passado dia 7 de maio, uma atividade de caracterização dos resíduos indiferenciados, produzidos no edifício Palácio Ceia.

A equipa, constituída pelas docentes Sandra Caeiro, Célia Ferreira e Ana Paula Martinho, da área de ciências do ambiente, contou com a ajuda do estudante Fábio Nascimento (mestrado em cidadania ambiental e participação) e o registo fotográfico de Teresa Teixeira.

Os resultados mostraram que mais de um terço são biorresíduos (restos de alimentos e resíduos de jardim) que poderiam ser convertidos em biogás e depois em eletricidade ou num composto para agricultura, se fossem recolhidos seletivamente e tratados.

Na mistura de resíduos encontraram-se também embalagens de plástico (10%) e papel (10%) que poderiam ser recicladas. Concluiu-se que mais de 50% do que deitamos fora poderia ser valorizado de alguma forma, reduzindo a pegada ambiental da UAb.

A atividade confirma, assim, a necessidade de implementar na UAb um sistema de recolha seletiva dos resíduos, de forma a contribuir para uma universidade mais sustentável.

 

 

 

 

 

 

23 de maio, 2024