Ciência, Contemplação e Sustentabilidade



“Ciência, Contemplação e Sustentabilidade” é o título de um curso que resulta de uma parceria entre o Centre for Functional Ecology (CFE) e a Humboldt University (HU-Berlim), sob a supervisão científica de Fátima Alves (docente da Universidade Aberta – UAb).

O curso, que decorre entre novembro 2022 e abril 2023, presencialmente na Delegação Regional de Coimbra, da UAb, e online, é gratuito e faz uma abordagem da Sustentabilidade Ambiental sob o prisma das Ciências Contemplativas.

Os conteúdos estão estruturados em cinco blocos, onde os formadores se debruçam sobre o eclodir das Ciências Contemplativas, sobre as interações e os diálogos entre as Ciências e as Tradições Contemplativas que têm produzido resultados inovadores e sobre como o tema da Sustentabilidade tem vindo a ganhar preponderância crescente dentro desse contexto. Nestas aulas aborda-se historicamente, numa perspetiva genealógica, desde as recentes décadas ao passado remoto, o encadeamento dos antecedentes e condições que possibilitaram o eclodir da situação atual. Tanto quanto possível, integra-se de forma prática as metodologias pedagógicas decorrentes das abordagens contemplativas à educação.

 

Cartaz

Mais informações

Inscrições obrigatórias

 

17 de novembro, 2022