CLA do Norte discutem o tema da morte



O Ciclo “Conversas Às Quartas” regressa no dia 27 de outubro, às 17h30, com o tema “Educar para a morte: encarar a etapa final com tranquilidade”.

A morte e o processo de morrer ainda constituem um assunto tabu na sociedade ocidental contemporânea. Esta atitude de negação acaba por se repercutir na diminuição da atenção e do cuidado aos que se encontram na fase final da vida e, ainda, nos processos de luto que se prolongam para além do expectável. Neste sentido, é necessário (re)introduzir a temática da morte e do morrer no discurso social e, mais concretamente, nas práticas educativas. Só desta forma nos tornaremos capazes de encarar a morte com mais naturalidade e serenidade, contribuindo para que esta etapa final da vida possa ser vivenciada de forma menos penosa.

Durante os trabalhos, serão discutidos os seguintes tópicos:

– A morte e o morrer na contemporaneidade;

– Local da morte: mudança, desejos e consequências;

– (Re)introduzir a morte e o morrer no discurso social.

João Macedo (Universidade do Minho), autor do livro “Educar para a Morte”, é o orador convidado nesta sessão online, que é organizada pelos Centros Locais de Aprendizagem (CLA), da Universidade Aberta (UAb), em Peso da Régua, Ponte de Lima e São João da Madeira, com o apoio dos respetivos municípios.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Cartaz

Mais informações

Facebook

21 de outubro, 2021