Nos próximos dias 14 a 16 de março, a vila alentejana de Castelo de Vide vai acolher o Colóquio Internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea).
Numa organização conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, município de Castelo de Vide, Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades e Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e da École des Hautes Études hHspaniques et Ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES, o Colóquio é apoiado pela Universidade Aberta e pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local.
A proposta temática desta iniciativa situa-se na confluência de dois campos de investigação – o estudo das pequenas cidades e a história ambiental – que remetem, na atualidade, para desafios com inegável relevância societária.
Os núcleos urbanos de reduzida e média dimensão, parte dos quais se encontram marginalizados pela interioridade e esvaziados de população e de funções, são numericamente maioritários, tanto no nosso como país como na Europa. Enquanto objeto historiográfico, as pequenas e médias cidades só em momentos muito precisos e descontinuados se constituíram em tema de estudo preferencial dos historiadores. Em contrapartida, elas são hoje reconhecidas como pilares dos modelos de desenvolvimento elaborados por economistas, arquitetos e peritos em planeamento, em nome da concretização do conceito de coesão territorial, e identificadas como protagonistas de experiências piloto de preservação sustentada do ambiente.
As entidades organizadoras deste colóquio, ancoradas nos resultados dos vários projetos científicos, culturais e educativos que têm vindo a desenvolver, reivindicam a pertinência da sua contribuição para sustentar políticas nacionais e europeias que, por norma, omitem a dimensão do passado enquanto herança atuante nos nossos dias.
Assim, historiadores de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Finlândia, República Checa e Brasil, especialistas em múltiplas cronologias, juntam-se para partilhar saberes, reflexões e questionamentos em torno dos seguintes eixos temáticos:
- O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural.
- O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades.
- Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades.
- Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.
Dirigido a estudantes, professores e investigadores, este evento está também orientado para um público mais vasto, nomeadamente autarcas e técnicos autárquicos vinculados à cultura e ao ambiente.
7 de março, 2019