A Universidade Aberta selecionou várias ações de formação online gratuitas na área da gestão da informação e documentação, a decorrer durante o mês de abril. Eis as sugestões:
»Dia 13, terça-feira | 17h30 – 18h00 | EDS: Pastas pessoais e alertas
Sessão dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas efetuadas no Serviço de Descoberta da EBSCO (EDS – EBSCO Discovery Service). Abrange os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, e criar alertas.
»Dia 13, terça-feira |18h30 – 19h30 | EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta
Sessão de nível avançado dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores e bibliotecários. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: pesquisas básicas e avançadas, opções de pesquisa, resultados de pesquisa, filtros, provedores de conteúdos, histórico de pesquisas, e site de ajuda.
»Dia 15, quinta feira | 18h00-19h30 | Recursos de informação na UAb: Pesquisa e acesso a recursos de informação | Mestrado em Supervisão Pedagógica
Sessão dirigida principalmente a estudantes de Mestrado em Supervisão Pedagógica, a utilizadores interessados em desenvolver conhecimento sobre os recursos de informação e as técnicas de pesquisa para a realização de trabalhos académico e a investigadores da UAb, esta ação tem por objetivos:
– Dar a conhecer os recursos de informação disponibilizados à comunidade académica pela Universidade Aberta.
– Promover a qualidade e eficiência da pesquisa, acesso e utilização de conteúdos na produção do trabalho académico.
A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 14 abril de 2021, através do formulário.
Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Direção de Serviços de Documentação através do e-mail cdoc@uab.pt.
»Dia 20, terça-feira | 10h00 – 11h00 | Descobrir, investigar e analisar um campo investigação específico
Aprenda a navegar pelas atividades de investigação da comunidade internacional em torno de qualquer tópico inovador. Saiba como se manter a par das últimas descobertas, encontrar jornais, revistas e pessoas importantes. Descubra ferramentas analíticas para compreender o panorama da investigação, as colaborações dos setores público e privado e as atividades de financiamento, bem como armazenar e visualizar os seus resultados.
Inscreva-se com o seu email institucional
»Dias 21 e 22, quarta e quinta-feira | 14h00-15h30 | IEEE Authorship and Open Access Symposium | Best practices to get published to increase the impact of your research
Simpósio dedicado aos Autores e às opções de Publicação em Open Access, este evento tem como objetivo fornecer orientações e dicas práticas sobre como escrever um artigo técnico de qualidade e as várias opções para publicação no IEEE.
A inscrição deve ser efetuada com o email institucional não sendo aceites outros endereços (GMAIL, Yahoo, Hotmail, etc).
Para mais informações consulte o programa.
»Dia 22, quinta-feira | 14h00-16h30 | Publishers and Publishing Stances: a contribution to multilingualism and bibliodiversity
Workshop sobre as revistas em modelo ‘Diamante’ e o universo editorial Ibero-americano.
Para aceder à sessão é necessária inscrição prévia.
Para mais informações consulte o programa.
»Dia 23, sexta-feira | 14h30-15h00 | Planos de Gestão de Dados: o que são e para que servem?
“Data talk” que reflete a necessidade de discutir os Princípios de Dados FAIR quando se fala em Gestão de Dados, ou em Research Data Management (RDM).
Não é necessária inscrição prévia, basta aceder à sessão.
Para mais informações consulte o programa.
»Dia 27, terça-feira | 10h30 – 12h30 | Recursos de informação na UAb: Portal b-on
Sessão dirigida principalmente a docentes, estudantes e investigadores da UAb, esta ação tem por objetivos:
- Contribuir para o direito de acesso à informação e ao conhecimento científico
- Reforçar as competências em literacia da informação e fluência digital
- Divulgar o Portal b-on
- Promover a utilização dos recursos de informação subscritos pela UAb
Inscrições até dia 26 abril.
Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Direção de Serviços de Documentação
15 de abril, 2021