O Encontro A vida amorosa das flores e dos seus polinizadores, que se insere no âmbito do projeto Educ@rteNatureza, realiza-se a 4 de abril, das 14h00 às 17h30, na Associação Musical da Pocariça (Cantanhede).
A atividade visa consciencializar a sociedade para a necessidade de avaliar, conservar e valorizar os polinizadores e a polinização. Pretende-se promover o conhecimento sobre a importância da polinização realizada pelos insetos, em particular na sobrevivência das plantas silvestres e na produção de alimento para o ser humano, e criar um primeiro contacto com as espécies de polinizadores existentes no nosso país.
Para o efeito, num primeiro momento explora-se a flor e a sua morfologia e a polinização, no qual os participantes são convidados a participar em jogos interativos relacionados com a importância da polinização em culturas agrícolas e colocar todas as suas questões sobre este processo.
Num segundo momento, fala-se sobre os principais grupos de insetos polinizadores que existem no nosso território, através de jogos didáticos.
Por fim, no espaço circundante ao local da atividade, os participantes têm contacto com algumas das metodologias de captura de insetos, participando ativamente na contagem de interações planta-polinização, utilizando a aplicação FITCount.
A iniciativa, que comporta uma ação de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar, é promovida pela Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade Aberta e o Município de Cantanhede, em colaboração com o FLOWerLab (Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra) no âmbito do projeto PolinizAÇÃO – Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores da Universidade de Coimbra (Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente e da Ação Climática), o Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Mar e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
Mais sobre o Projeto PolinizAÇÃO
12 de março, 2024