Erasmus+ Blended Intensive Program em Itália



A Universidade Aberta participou, em novembro, na semana presencial do curso Digital Teaching and Learning Objects and Methods, em Pádua, Itália.

Além dos workshops dedicados a Team-Based Learning, Problem-Based Learning e eXelearning, a semana proporcionou uma experiência intercultural entre os participantes e a universidade de acolhimento e o meio envolvente.

Os professores da UAb, Maria de Fátima Goulão, Susana Henriques e José António Moreira, assim como a designer instrucional Fernanda Campos, participaram na atividade letiva desta semana, que contou ainda com a presença de estudantes dos mestrados em Pedagogia do E-Learning,  Supervisão Pedagógica, Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares e do doutoramento em Estudos Globais: Sofia Cabrita, Paula Braçais, Paula Nogueira, Sónia Lamas, Carlos Barradas, Fátima Ferreira, Mariana da Luz, Deolinda Marques e Ana Negrão.

Todos referiram a mais valia desta participação, não apenas do ponto de vista das dinâmicas de construção de conhecimento, mas também do ponto de vista da partilha de experiências de profissionais de diferentes contextos culturais.

O curso Digital Teaching and Learning Objects and Methods, com a duração de um mês, é um Blended Intensive Program (BIP) financiado pelo Programa Erasmus+ e resulta de um consórcio entre a Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), que coordena, a Universidade de Salamanca (USal), Espanha, e a Universidade Aberta, Portugal.

Os objetivos principais do curso são:

  • explorar métodos de ensino e desenvolvimento de conteúdos que potenciem experiências de aprendizagem interativas, profundas e significativas nas dimensões virtual e presencial;
  • projetar e criar conteúdos de microaprendizagem através de métodos de ensino interativos e envolventes.

Notícia na Magazine Unimore

 

 

 

 

 

 

 

22 de novembro, 2022