Tiago Pereira, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Estudos Europeus, da Universidade Aberta (UAb), representou esta instituição no evento ConSIMium, organizado pelo Conselho da União Europeia (UE), em Bruxelas, de 2 a 3 de fevereiro de 2023.
No início deste mês, seis estudantes de universidades portuguesas foram escolhidos para participar no ConSIMium, uma simulação do Conselho da UE. Durante o evento, estudantes de toda a Europa tiveram a oportunidade de participar num curso intensivo sobre a forma como as políticas europeias são elaboradas. Nesta experiência de simulação, os estudantes assumiram o papel de decisores nacionais.
À UAb coube a decisão da data de interrupção da comercialização de veículos com motores de combustão (no qual se incluem os híbridos plugin); bem como a rede AFIR (infraestruturas de carregamento). Portugal tinha o objetivo de tentar expandir a data da comercialização dos híbridos até 2035, para ajudar os cidadãos e microempresas com menos poder de compra a terem mais tempo para se ajustarem às mudanças. Quanto ao AFIR, Portugal poderia ser neutro.
O Conselho Europeu enviou as informações necessárias, que culminaram em meses de preparação e pesquisas entre os seis alunos de diferentes universidades portuguesas.
À chegada, os estudantes tiveram o apoio do grupo do COREPER português na UE (Comité dos Representantes Permanentes da União Europeia), conheceram os peritos nacionais responsáveis pela elaboração das propostas legislativas do Conselho e foram recebidos pela Embaixadora Representante Permanente Adjunta, Manuela Teixeira Pinto, que explicou como o processo político é feito, o tipo de alianças que se podia apostar para fazer valer a posição portuguesa e como chegar a uma votação favorável.
Press-release do Ministério dos Negócios Estrangeiros
10 de fevereiro, 2023