Circularizar a Economia e o Turismo é a nova microcredencial desenvolvida pela Universidade Aberta, em parceria com o Turismo de Portugal, no âmbito do Projeto Impulso 2025 e do financiamento proveniente do PRR – Next Generation EU.
A Economia Circular é uma nova abordagem à produção e ao consumo (ODS 12 – Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) que assenta num sistema restaurador e regenerativo, apostando na redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos recursos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Consiste numa contraproposta à economia linear tradicional, onde os recursos são usados, gastos e descartados.
O conceito de Economia Circular será aplicado ao setor do turismo, com especial destaque para os subsetores da hotelaria e restauração, com vista à redução do consumo excessivo e do desperdício de água, energia, alimentos, entre outros recursos essenciais.
Objetivos
- Conceptualizar a Economia Circular;
- Explorar a circularidade na restauração e alojamento;
- (Re)inventar os modelos de negócio;
- Criar um plano de ação para aplicar num negócio ou projeto turístico.
Destinatários
- Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse no tema, maiores de 23 anos e residentes em Portugal.
A formação decorre em ambiente virtual, beneficiando os formandos de flexibilidade espaciotemporal. O formando dispõe de acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos docentes.
Duração estimada: 26 horas
Próxima edição: 14 de março a 21 de abril de 2023
Créditos/ECTS: 1
Prazo de inscrições: até 27 de fevereiro de 2023
O número de inscritos em microcredencias no âmbito do PRR na única Universidade Pública de Ensino a distância, Universidade Aberta, já ultrapassa os 1450 participantes. Para mais informações sobre microcredenciais consulte https://portal.uab.pt/impulso25/ ou envie um email para ualvsecretario@uab.pt.
10 de fevereiro, 2023