Paulo Oliveira Ramos apresenta monografia sobre património



A Sala de Atos da Universidade Aberta acolheu, no dia 27 de fevereiro, a sessão de apresentação do livro «A Princesinha Branca e Esbelta e o Dragão Negro e Rotundo ou a Torre de Belém vs. A Fábrica de Gás: um Longo Combate pelo Património» da autoria de Paulo Oliveira Ramos.

Na mesa, para além do autor e do reitor Paulo Dias, estiveram o professor Vítor Serrão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que apresentou o livro, e o presidente da Associação de Arqueólogos Portugueses, José Morais Arnaud.

A obra resulta do trabalho de investigação desenvolvido ao longo de vários anos pelo autor e docente da Universidade Aberta sobre a polémica instalação de uma fábrica de gás junto à Torre de Belém, em 1888, e a longa luta desenvolvida ao longo de mais de 60 anos pela imprensa, os arqueólogos, as associações cívicas, as academias, os artistas, os escritores, alguns vereadores de Lisboa e certos políticos contra tal atentado patrimonial.

Esta pesquisa culminou com a elaboração de uma tese de doutoramento em Ciências Humanas e Sociais (Ramo História), intitulada «A Princesinha Branca e Esbelta e o Dragão Negro e Rotundo – Um Estudo de História do Património de Lisboa, 1888-1950», defendida em 2003 na Universidade Aberta.

O presente volume – que inclui um texto síntese impresso em português e inglês, uma recolha de imagens e um dispositivo digital com a versão integral do texto académico – faz parte da nova série de Monografias editadas pela Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP).

28 de fevereiro, 2019