Programa de formação de maio



A Universidade Aberta (UAb) apresenta, para o mês de maio, um vasto conjunto de ações de formação na área da gestão da informação.

As sessões, a decorrer online e com participação gratuita, destinam-se, essencialmente, a estudantes, docentes, não docentes e investigadores da UAb.

 

[5 de maio]

EDS: Pastas pessoais e alertas | 12h00 – 12h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[6 de maio]

EBSCOhost: básico | 13h00 – 13h30

Sessão de nível básico dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.

Ficha de inscrição

EBSCOhost: avançado | 13h00 – 14h00

Sessão de nível avançado dirigida a estudantes, professores, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.

Ficha de inscrição

EDS: Pastas pessoais e alertas | 14h00 – 14h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. Durante 30 minutos veremos como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[13 de maio]

EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 13h00 – 13h45

Sessão de nível básico dirigida a estudantes, docentes, investigadores e/ou bibliotecários. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.

Ficha de inscrição

 

[19 de maio]

Agricultura, alimentação e saúde pública na Web of Science | 10h00 – 11h00

Este webinar tem como objtivos conhecer 3 bases de dados bibliográficas que fazem parte da Web of Science, aprender a usá-las e tirar o máximo partido delas para a projeto de pesquisa:

  • Food Science & Technology Abstracts (FSTA)– base de dados sobre ciência dos alimentos e das bebidas
  • CAB Abstracts– base de dados com uma vasta gama de tópicos nas ciências da vida aplicada, desde agricultura, ambiente, ciências veterinárias e nutrição
  • Global Health– base de dados sobre investigação e prática de saúde pública. Todas as semanas, há novos conteúdos adicionados.

Ficha de inscrição (com o email institucional)

NOTA: Não serão emitidos certificados de participação

 

[20 de maio]

Pesquisa e visualização de ebooks da EBSCO em português e outros idiomas | 13h00 – 14h00

Sessão de nível médio estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam pesquisar ebooks da EBSCO. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: pesquisa, empréstimo e leitura de ebooks online e offline.

Ficha de inscrição

 

[25 de maio]

Acesso Aberto: teoria e práticas na UAb | 10h30 – 12h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes e investigadores da UAb. A duração é de duas horas e cobre os seguintes objetivos:

  • Fomentar a capacitação para a Ciência Aberta
  • Contribuir para o direito de acesso à informação e ao conhecimento científico
  • Dinamizar espaços de aprendizagem, e criação de conhecimento
  • Abordar o Acesso Aberto ao conhecimento científico e o seu impacto na investigação e comunicação científica
  • Divulgar e promover o cumprimento da Política Institucional de Acesso Aberto da Universidade Aberta
  • Divulgar o Repositório Aberto e fomentar a autonomia dos utilizadores na utilização do recurso

Inscrições até dia 24 de maio de 2022, através do formulário.

 

→ Para mais informações contacte a Direção de Serviços de Documentação

2 de maio, 2022