A 8ª sessão do projeto Escrita Aberta, subordinada ao tema “O Pão Nosso de Cada Dia”, vai realizar-se no próximo dia 10 de maio e vai consistir numa visita ao moinho de água da Malcata, a convite da Junta de Freguesia local.
O ponto de encontro está marcado para as 14h00, junto à Biblioteca Municipal do Sabugal, local de onde partirá o autocarro que transportará os participantes ao moinho de água, símbolo patrimonial popular do labor e do fabrico do pão.
Para além da visita ao moinho, os participantes terão a oportunidade de fazer pão à moda antiga, contando e recordando estórias de tempos em que essa atividade representava, mais do que o sustento das famílias, um modo de vida por excelência: fabricar o pão respondia não só a uma necessidade alimentar de todos os dias, mas também a uma vocação secular e a um ritual repleto de sabedoria. Presença obrigatória em todas as mesas, o pão que alimenta o corpo tem também uma forte carga religiosa, sendo o alimento espiritual que simboliza a vida, a renovação, a prosperidade, a partilha e o sacrifício.
A iniciativa é promovida pelo Centro Local de Aprendizagem, em parceria com o Município do Sabugal.
As inscrições estão limitadas ao número de vagas disponíveis.
3 de maio, 2018