Projeto ICDE OER nomeado para prémio de excelência



O projeto ICDE OER foi nomeado para o Prémio de Excelência em Educação Aberta 2025 na categoria Open Asset Awards: what we share.

Lançado em 2024, o projeto de Recursos Educacionais Abertos (REA/OER) é coordenado pelo ICDE e tem  a UAb e a Universidade Digital Francesa (L’Université Numérique) como principais membros e parceiros. Baseia-se na rede existente e nos cursos criados através do projeto ICDE OER Francófono e foca-se no desenvolvimento de capacidades OER nos países de língua portuguesa de modo a defender o potencial da Educação Aberta para o desenvolvimento humano em África e na América Latina. Os cursos foram alojados na plataforma AULAbERTA, encontrando-se disponíveis no Repositório Aberto para um acesso mais alargado.

Até ao momento, o projeto alcançou vários marcos notáveis, incluindo a tradução e adaptação cultural bem-sucedidas de dois cursos REA para países de língua portuguesa. Outra conquista significativa é a criação de um grupo de trabalho composto por 25 especialistas em REA de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe para orientar o projeto. O projeto proporcionou formação a vários profissionais de educação em competências digitais e princípios dos REA.

Ao atender às necessidades específicas dos países de língua portuguesa e ao alavancar o poder da colaboração, este projeto não só promoveu a equidade educativa, como também fortaleceu o movimento aberto global, garantindo que o conhecimento e os recursos de aprendizagem são acessíveis a todos.

As candidaturas ao Prémio de Excelência em Educação Aberta 2025 estão em análise, prevendo-se que a lista de finalistas seja publicada a 30 de setembro. Os vencedores serão anunciados num evento ao vivo em meados do mês outubro.

Notícia relacionada

9 de julho, 2025