Reitores de 10 universidades europeias reforçam o seu compromisso com a OpenEU



A aliança OpenEU, coordenada pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), reúne as principais universidades europeias de educação a distância, que se unem a universidades presenciais, num esforço conjunto para a transformação digital.

A OpenEU está empenhada em criar uma universidade a distância pan-europeia, centrada no estudante, inclusiva, digital e verde.

Os reitores das 10 universidades, membros da Aliança OpenEU, reuniram-se em Barcelona para discutir os detalhes finais da proposta a ser submetida no dia 6 de fevereiro na Erasmus+ call European Universities.

Durante o encontro, que ocorreu no campus da UOC, em Barcelona, nos dias 25 e 26 de janeiro, os reitores assinaram a renovação da Declaração de Missão Conjunta, prova do compromisso ao mais alto nível institucional, com a missão, visão e objetivos comuns da Aliança.

Além dos reitores, participaram no encontro representantes das universidades, entre os quais o prof. doutor Diogo Casanova (vice-reitor da UAb para a Inovação, Qualidade e Transformação Digital), que têm trabalhado diretamente na definição e construção de uma proposta.

Para a reitora da Universidade Aberta, prof.ª doutora Carla Padrel de Oliveira, “o consórcio europeu contribuirá significativamente para a transformação digital do ecossistema europeu do ensino superior, bem como para o panorama europeu da aprendizagem ao longo da vida, abrangendo públicos mais diferenciados.”

Oito universidades de educação a distância e duas universidades presenciais europeias constituem o núcleo desta Aliança: Bifröst University, Islândia; Daugavpils University, Letónia; FernUniversität in Hagen, Alemanha; Hellenic Open University, Grécia; Open Universiteit, Países Baixos; Open University of Cyprus, Chipre; Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha; Universidade Aberta, Portugal; Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, e St Cyril and St Methodius University of Veliko Tarnovo, Bulgária.

A Aliança conta ainda com 17 parceiros associados, entre os quais universidades, redes, sociedade civil e associações industriais e empresariais. A OpenEU está empenhada no fortalecimento da dimensão digital e inclusiva no Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES).

29 de janeiro, 2024