Ser designer gráfico e de comunicação em Portugal (1960-2015)
A conferência “Ser designer gráfico e de comunicação em Portugal (1960-2015)”, sob o subtítulo Breve problematização de uma investigação sociológica sobre trabalho criativo, decorre dia 27 de novembro de 2025, às 18h00 de Portugal continental.
Trata-se de uma iniciativa online no âmbito da UC 41056 Sociedade Portuguesa Contemporânea (Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Línguas Aplicadas da Universidade Aberta), aberta a todos os interessados, onde se abordam temas como o design gráfico e a comunicação.
Pedro Quintela, Investigador Integrado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), é o conferencista convidado.
Nota biográfica do orador
Pedro Quintela
Sociólogo, consultor e investigador.
Licenciado em Sociologia (2005) pelo ISCTE-IUL, mestre em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas (2010), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Doutor em Sociologia (2022), também pela FEUC.
Tem publicado em revistas científicas, nacionais e internacionais e também participado, com alguma regularidade, em encontros científicos relacionados com as suas principais áreas de investigação: cidades, políticas culturais, culturas urbanas e economia cultural e criativa. A versão em livro da sua tese de doutoramento foi recentemente editada com o título “O Design em Portugal. Trabalho e Economia Criativa” (Lisboa, Fora de Jogo, 2024).
Consultor-coordenador na Quaternaire Portugal, com experiência sobretudo em estudos e projetos nos domínios das Políticas e Planos para a Cultura e Criatividade, do Património e Organizações Culturais, dos Planos de Turismo e Organização de Produto, Planeamento Estratégico e de Sustentabilidade e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos. Atualmente desempenha funções de coordenação da área de Desenvolvimento Económico e Social da empresa.
Tem igualmente experiência como investigador em projetos científicos, sobretudo na área da sociologia da cultura. É atualmente Investigador Integrado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP).
13 de novembro, 2025

