UAb apresenta proposta de atualização do Modelo Pedagógico
A proposta de atualização do Modelo Pedagógico da UAb foi apresentada aos colaboradores docentes e não docentes no passado dia 20 de novembro.
A sessão decorreu no Auditório da UAb, na Rua Almirante Barroso, em Lisboa, e foi acompanhada online por mais de uma centena de colaboradores. A proposta de Modelo Pedagógico elaborada por um grupo de trabalho, constituído por colaboradores dos vários departamentos e do Laboratório de Educação a Distância e e-learning (LE@D) foi assessorada por especialistas internacionais.
A proposta apresentada assenta na modernização das infraestruturas digitais e visa responder à evolução social e tecnológica, proporcionar uma nova capacitação de docentes e de tutores e integrar de forma responsável a Inteligência Artificial (IA).
O novo Modelo Pedagógico aposta em quatro grandes áreas:
- Centralidade da aprendizagem por competências: explicitação das competências no desenho da aprendizagem, assegurando a sua presença como referência estruturante.
- Reforço da dimensão pedagógica: orientações para o desenho curricular, valorização de metodologias ativas de aprendizagem (baseadas em desafios, problemas e projetos) e integração do desenho por atividades como elemento constitutivo do planeamento da aprendizagem.
- Introdução de quatro áreas de competências-chave que devem ser desenvolvidas pelo estudante da UAb uma era da IA: Pensamento Crítico, Criatividade e Inovação, Colaboração e Comunicação.
- Valorização da autorregulação e da personalização: promoção da autorregulação como estratégia essencial para a personalização, o envolvimento, a autonomia e a corresponsabilização no processo de aprendizagem.
O novo modelo, que será apresentado oportunamente aos estudantes, encontra-se em apreciação interna durante três meses.
→ Aceda à reportagem:
26 de novembro, 2025

