UAb apresenta relatório sobre licenciados



A Universidade Aberta apresentou, ontem, o Relatório “Percursos Profissionais e de Vida dos Licenciados da Universidade Aberta – UAb (diplomados em 2019-2021) – 4.ª edição”.

O evento teve por objetivo divulgar junto da comunidade académica os resultados do inquérito aplicado aos licenciados de 2019 a 2021 e promover um diálogo profícuo sobre as questões ligadas à vida desses diplomados. Contou com o testemunho de três licenciados: Moira Praça (Licenciada em Estudos Artísticos) que participou presencialmente, José Júlio Curado (Licenciado em Ciências Sociais) que esteve em direto a partir da Madeira e Carolina Mira (Licenciada em Educação) com um testemunho gravado, dado que se encontra a residir em Macau.

Trata-se da 4.ª edição do relatório dedicado aos licenciados, elaborado pelo Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta.  O Observatório é um projeto institucional criado em 2014 no âmbito do Gabinete de Gestão Académica e Curricular para promover a ligação dos antigos estudantes à Universidade e acompanhar a sua trajetória profissional como diplomados no contexto da empregabilidade e da aprendizagem ao longo da vida.

Os resultados do questionário apontam para indicadores muito consistentes de satisfação com os cursos, desenvolvimento de competências e impactos na vida pessoal e profissional (nomeadamente, padrões elevados de mobilidade ascendente, em termos profissionais, sociais e económicos), a partir de perfis e contextos de partida muito heterogéneos.

Destacamos as seguintes conclusões:

  • Níveis elevados de satisfação com o curso, acima de 90% quanto às aprendizagens, ao plano de estudos e ao modelo de avaliação.
  • A maioria afirma que o ensino online é um excelente meio de aprendizagem, tendo-se sentido confortável no uso da plataforma de e-learning e na interação com colegas e professores.
  • Capacidade de pesquisa, de síntese e de sentido crítico são as competências mais desenvolvidas.
  • A promoção das redes de contactos e capacidade de trabalhar em equipa permanecem os itens em que cerca de metade dos diplomados não observou um contributo relevante do curso frequentado.
  • A licenciatura contribuiu “muito” ou “bastante” para a autoestima, a participação cívica e a capacidade de apoiar familiares ou amigos de mais de 75% dos diplomados.
  • 69,5% afirma que as suas condições de empregabilidade melhoraram com a licenciatura.
  • 35,8% dos licenciados já se encontram inscritos noutras ofertas do ensino superior, na sua larga maioria cursos de pós-graduação ou mestrado.
  • 42,7% pondera realizar uma formação desse tipo, nos próximos três anos, enquanto 21,8% se declara mais interessado em realizar uma ação de curta duração na área em que trabalha.

O Relatório, coordenado pelo prof. Pedro Abrantes, foi realizado por uma equipa de técnicos e docentes: Alda Carvalho, Ana Paula Silva, Barbara Backstrom, Filipa Seabra, Isabel Falé, Marc Jacquinet, Maria do Rosário Ramos e Olga Magano.

→Para saber mais aceda ao Relatório disponível no Portal da UAb.

 

 

 

22 de maio, 2024