UAb assinala 500 anos de Luís Vaz de Camões



Celebrando Luís Vaz de Camões é o tema da conferência que tem lugar a 10 de julho, no Palácio Ceia – sede da Universidade Aberta.

A iniciativa assinala o 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões, destacando a relevância e o impacto duradouros do legado de uma das figuras cimeiras da literatura e da cultura portuguesas, cuja obra é estudada em diversas unidades curriculares do Departamento de Humanidades.

A jornada visa explorar a obra do autor, aprofundando o seu significado literário, histórico, cultural e artístico, para além de promover a preservação e divulgação da língua portuguesa. Conta com a participação de dois especialistas em estudos camonianos:

  • José Augusto Cardoso Bernardes | professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Maria Vitalina Leal de Matos | professora catedrática aposentada da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa, recentemente condecorada pelo Presidente da República no âmbito das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Pretende-se um encontro de intercâmbio intelectual, através da exploração artística e da celebração cultural, incentivando a reflexão sobre a herança histórica deixada por Luís de Camões, em particular, e o apreço contínuo e renovado pelas Artes e Humanidades, em geral. Neste contexto, o evento reúne oradores e leitores nas áreas da Literatura e da História da Arte.

A conferência decorre na Sala de Atos do Palácio Ceia, Rua da Escola Politécnica, n.º 147, 1269-001 Lisboa. A Sala tem lotação limitada, pelo que pedimos a confirmação da sua presença até às 12h00 do dia 8 de julho através do formulário online.

 

Programa

 

14 de junho, 2024