UAb associa-se à iniciativa Mês das Competências Digitais



A Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de ensino a distância associa-se à iniciativa outubro – Mês das Competências Digitais, lançada no início do mês pelo programa Portugal INCODE.2030.

A UAb, no âmbito da sua atividade de ensino a distância, promove as competências digitais dos seus estudantes, conforme estabelece um dos quatro pilares do seu modelo pedagógico virtual:  o princípio da inclusão digital.

Neste sentido, tem promovido diversas ações e programas formativos na área da transformação digital destinados, essencialmente, a um público adulto já integrado no mercado de trabalho:

Paralelamente, participou na edição deste ano do Festival Internacional de Ciência – FIC.A 2022 que decorreu em Oeiras de 10 a 16 de outubro, onde apresentou um conjunto de atividades de investigação com impacto no ensino e que incluem temas como a qualidade, acessibilidade e uso de ambientes imersivos no ensino a distância.

A destacar, ainda, a participação da UAb no programa de capacitação digital de adultos EUSOUDIGITAL.

À semelhança das edições anteriores, a UAb participa de 24 a 30 de outubro na Semana Internacional de Acesso Aberto, que este ano tem como tema Open for Climate Justice.

No ano letivo 2021-2022, a Universidade Aberta integrou a Campanha de Cibersegurança #ProtegeOTeuCampus. A campanha foi promovida pela rede global de IT de Instituições de Ensino Superior, MetaRed, para o contexto universitário com o objetivo de sensibilizar e informar as comunidades académicas para os riscos e as boas práticas na área da cibersegurança e da privacidade.

A Campanha que inclui diversas ações de sensibilização e webinares vai ter continuação no presente ano letivo. No dia 27 de outubro, às 14h30, realiza-se o 1.º webinar de cibersegurança da nova série de webinares promovido pela Metared Portugal.

18 de outubro, 2022