Na passada semana, a Universidade Aberta (UAb) foi mencionada no LinkedIn numa publicação pela especialista em Comunicação de Ciência, Sofia Oliveira.
Na publicação, a UAb surge em 3.º lugar na lista de universidades públicas portuguesas com mais seguidores na rede social Facebook, logo a seguir à universidades de Coimbra e do Porto.
Segundo Sofia Oliveira, não se trata propriamente de um ranking, «É uma forma que encontrei de chamar a atenção para a comunicação feita por instituições de ensino e investigação Portuguesas, destacando aquelas com mais seguidores nas redes sociais. Enquanto profissional de comunicação, ver universidades com +100mil seguidores é algo que me deixa orgulhosa», referiu.
Presente no Facebook desde 2011, a UAb conta, neste momento, com uma comunidade de 143024 seguidores, maioritariamente na faixa etária dos 25 aos 44 anos, 59% homens e 41% mulheres. Quanto à sua origem geográfica, destacam-se, nos dois primeiros lugares, Angola e Moçambique, ficando Portugal em terceiro lugar, seguido de Cabo Verde e Brasil. Esta distribuição geográfica dos seguidores confirma a vocação e, ao mesmo tempo, a responsabilidade da UAb na expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia.
17 de junho, 2024