UAb integra projeto internacional



A Universidade Aberta (UAb) integra um projeto internacional intitulado “Research to Enhance Democracy through Aesthetic and Embodied Learning. Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming” – AECED.

A democracia é uma parte integrante da civilização europeia e das sociedades livres. No entanto, nos últimos anos, têm-se registado desafios crescentes a esta, incluindo líderes que questionam a democracia e os valores do Estado constitucional e maiores polarizações e linguagem agressiva nos debates sociais, bem como forças políticas populistas que têm uma atitude negativa em relação à educação e à cultura.

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Universidade de Lapland, Finlândia, partilha da ideia de que, para proteger e manter a democracia e para crescer em força, é importante aumentar a consciência e compreensão da diversidade social e a importância do diálogo através das diferenças e da tomada de decisões partilhada. Isto pode ser apoiado e promovido na educação para a democracia através de múltiplas formas.

Na UAb, Cláudia Neves (que coordena), Ana Patrícia Almeida, Marta Abelha e Pedro Abrantes abraçaram este desafio e integram esta equipa internacional que pretende responder a este desafio, concentrando-se na estética e na natureza incorporada da aprendizagem.

O projeto obteve um financiamento total de 2,7 milhões de euros, dos quais 2,1 milhões são financiados pelo programa Horizon Europe 2022 “Reshaping Democracies” e 630 mil pelo Research and Innovation do Reino Unido (UKRI). O projeto teve início a 1 de abril de 2023 e tem a duração de três anos.

O consórcio é composto por seis parceiros: para além da Universidade da Lapónia, que são os coordenadores do projeto, participam, também, a Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), a Universidade Técnica de Riga (Letónia), a Universidade de Zagreb (Croácia), a Phillips-Universität Marburg (Alemanha) e a UAb (Portugal).

Durante três anos estas equipas procuram desenvolver uma estrutura pedagógica inovadora baseada em evidências, bem como conjuntos de ferramentas pedagógicas e guias adaptados a vários níveis de ensino e formação profissional. Estão previstos realizar um total de 19 estudos de caso em seis países. A ênfase nos métodos estéticos e encarnados variam de caso para caso e podem assumir abordagens visuais e narrativas, ou métodos baseados no movimento e nos sentidos.

11 de abril, 2023