Debater formas de implantação da Universidade Aberta (UAb) nos territórios e encontrar caminhos para projetos comuns foram os temas centrais que levaram à realização de uma reunião entre responsáveis da única instituição pública de Ensino Superior a Distância em Portugal e a Diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social e Coordenadora da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral (PSCAL).
A reunião, que decorreu no passado dia 5 de abril na sede da Universidade Aberta, contou com a presença do Professor Doutor Domingos Caeiro (Vice-Reitor para a Gestão Académica e Interação com a Sociedade), do Professor Doutor José Porfírio (Pró-Reitor para a Gestão de Projetos de Investigação e Desenvolvimento), do Professor Doutor António Moreira (Diretor da Delegação Regional do Porto e Coordenador Executivo da UMCLA) e da Dra. Natividade Coelho (Directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social e Coordenadora da PSCAL).
Este encontro decorre da ligação existente entre a UAb e a PSCAL, já que a instituição de Ensino Superior é parceira desta estrutura desde 2014. A PSCAL é uma instância de parceria orientada para o debate, reflexão e diagnóstico sobre os problemas e desafios sociais com que estão confrontados os diferentes territórios que a compõem, com vista ao reforço dos níveis de coesão e desenvolvimento da região do Alentejo Litoral.
Como replicar projetos da UAb nos cinco concelhos do Alentejo Litoral, formas de produção de conhecimento que revertam a favor dos territórios e fortalecimento de parcerias foram alguns dos tópicos abordados.
Na reunião estiveram também presentes a Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem de Grândola e duas técnicas do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social.
10 de april, 2017