Na XXIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que teve lugar na cidade do Mindelo, Cabo Verde, no dia 19 de julho de 2019 foi aprovada a categoria de Observador Consultivo à primeira Universidade Pública portuguesa, Universidade Aberta (UAb).
No comunicado final da reunião, a Universidade Aberta é mencionada em dois momentos:
- no ponto xii) do n.º 11, em que se refere a admissão da UAb como Observador Consultivo; e,
- no último parágrafo do ponto vii) do n.º 13, no qual a UAb é felicitada pelos trabalhos da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, recentemente criada por sua iniciativa, e pela realização da Conferência «Educação a Distância nas Políticas Estratégicas da CPLP», que teve lugar em Lisboa, no dia 21 de maio deste ano.
A importância das organizações das Sociedades Civis é reconhecida pelos principais órgãos da CPLP, os quais têm adotado diversas decisões para a integração deste enorme potencial na dinâmica de Desenvolvimento da Comunidade.
Esta aprovação dá resposta a uma ambição antiga da Universidade Aberta, que vê assim reconhecida a sua importância como entidade da Sociedade Civil portuguesa no espaço da lusofonia.
22 de julho, 2019