Vice-reitor para o Desenvolvimento e Cooperação Institucional

DOMINGOS JOSÉ ALVES CAEIRO

 

Nasceu em Reguengos de Monsaraz, a 23 de julho de 1958.

É Professor Associado na Universidade Aberta (UAb) na área científica de Ciências Sociais/História.

Foi pró-reitor para o Processo de Bolonha de 2006 a 2008, pró-reitor para Assuntos Académicos e Extensão Universitária de 2008 a 2010 e vice-reitor para os Assuntos Académicos de 2010 a 2019.

Foi coordenador do Gabinete de Gestão Académica e Curricular da UAb de 2014 a 2019.

É coordenador da Comissão de Acompanhamento do Processo de Bolonha na UAb desde maio de 20016 e coordenador geral da Unidade de Desenvolvimento para os Centros Locais de Aprendizagem da UAb.

Habilitações académicas:

  • Doutorado em Ciências Sociais e Humanas/História Contemporânea, pela UAb (2002)
  • Mestre Comunicação Educacional Multimédia, pela UAb (1992)
  • Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982)

Áreas de interesse científico e de investigação:

História, História Contemporânea, História Económica e Social, História Política e Institucional, História e Cultura do Brasil, Emigração, Emigração Portuguesa, Sociologia Histórica, Comunicação Educacional, Media e Aprendizagem e Ensino a Distância

Informações complementares:

Como docente da UAb, tem colaborado na formação pedagógica de professores e, simultaneamente, participado em congressos e publicado diversos trabalhos sobre a mediatização dos discursos no ensino da História, nomeadamente, as implicações da relação imagem/história/educação.

No domínio da investigação histórica tem-se dedicado à pesquisa sobre a Emigração Portuguesa para o Brasil, tendo publicado diversos trabalhos sobre a temática, no âmbito da sua colaboração com o Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da UAb, com especial ênfase nos projetos “Brasileiros de Nome, Portugueses de Sangue” e “Marcas da Emigração Portuguesa para o Brasil”.

Membro do Centro de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade de São Paulo, e colaborador do Centro de Memória UNICAMP (Universidade de Campinas), colabora também no Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Membro da Comissão Especializada de Ensino no Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas (CRUP).