Avaliação

Nos cursos de 1.º ciclo, o regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua (regime assumido por defeito, caso não efetue qualquer escolha).

O regime de avaliação continua contempla a realização de: 2 ou 3 E-fólios (trabalhos escritos em formato digital), e uma prova presencial (P-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60%.

Só é considerado aprovado na UC, o estudante que obtenha nas notas parciais, as seguintes classificações:
  • Somatório dos E-fólios, nota igual ou superior a 3,5 valores;
  • Prova presencial de P-fólio, nota igual ou superior a 5,5 valores.

No final, o somatório das avaliações parciais (E-fólios + P-fólio) deverá ser obrigatoriamente igual ou superior a 10 valores.

Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova presencial de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Esta possibilidade não se aplica a todas as UC, nomeadamente as línguas estrangeiras, pelo que o estudante deverá verificar qual(is) o(s) regime(s) previsto(s).

O estudante seleciona o tipo de avaliação na plataforma de elearning (Moodle), por UC, em dispositivo próprio e no prazo estabelecido, findo o qual não poderá ser alterado. Caso não efetue esta seleção fica automaticamente inscrito na modalidade de avaliação contínua.

Por norma, a avaliação nos cursos de 2.º e 3.º Ciclos assume a modalidade de avaliação contínua. Consulte o Guia do seu curso para informação mais detalhada.

Provas Presenciais/Exames

No caso das unidades curriculares (UC) com provas presenciais, o estudante tem acesso a uma época no final do semestre (Época Normal). Se não puder comparecer, ou não obtiver aprovação, dispõe de outra época (Época de Recurso). Não é necessária a solicitação de inscrição nas provas, a inscrição em qualquer das épocas de avaliação é processada automaticamente. Aconselha-se a consulta do Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação.

Se o(a) estudante não realizar os e-fólios de uma unidade curricular (UC), ou se reprovar nos e-fólios da UC (não tiver 3,5 valores mínimos no somatório dos e-fólios da UC), não pode efetuar a prova escrita presencial de P-fólio. Porém, ainda pode realizar uma prova escrita na época de recurso, sob a forma de um exame, ficando automaticamente inscrito(a). Esta possibilidade não se aplica a todas as UC, pelo que o estudante deverá verificar qual o regime previsto para cada UC.

Calendário de Provas Presenciais

Ano letivo 2016/17 – Calendário de Provas Presenciais

Ano letivo 2017/18 – Calendário de Provas Presenciais

Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação

Normas de Provas Presenciais

Nota importante: verifique sempre o Calendário de Provas Presenciais antes da realização das mesmas.

Inscrição nas Provas Presenciais

Os estudantes devem escolher na plataforma de elearning, por unidade curricular, a modalidade de avaliação que pretendem realizar (contínua ou final), durante as três primeiras semanas de atividades letivas.

Locais das Provas Presenciais

Portugal Continental e Regiões Autónomas

Países Estrangeiros

Caso pretenda alterar o local de realização das provas, poderá efetuar o pedido utilizando o formulário abaixo até 40 dias antes da data da prova.

O deferimento do pedido, está condicionado à disponibilidade de espaço do local.

Pedido de Alteração de Local de Realização de Provas

Pauta de Resultados

A menção de “ReprovadoNA” no local da classificação, indica que o estudante reprovou no(s) E-fólio(s), isto é, não obteve o mínimo de 3,5 valores (não elaborou qualquer e-fólio nessa unidade curricular (UC), ou no somatório dos E-fólios não obteve a classificação mínima estabelecida), pelo que ficou excluído de continuar no regime de avaliação contínua. Porém, ainda pode realizar uma prova escrita, sob a forma de um exame, na época de recurso, na qual não precisa de se inscrever, pois fica automaticamente inscrito.

A menção de “Reprovado”, sem nota quantitativa, no local da classificação, indica que o estudante aprovou no(s) E-fólio(s), isto é, que obteve no somatório dos E-fólios o mínimo de 3,5 valores. Contudo, ou, não compareceu à prova escrita presencial, P-fólio, ou, não obteve o mínimo de 5,5 valores, ou ainda, não atingiu no somatório das avaliações parcelares o mínimo de 10 valores. Nesta situação, pode ainda realizar uma prova escrita, sob a forma de um P-fólio, na época de recurso, na qual não precisa de se inscrever, pois fica automaticamente inscrito.

A menção “Publicitação Diferida”, no lugar da classificação, significa que o estudante tem de regularizar a sua conta corrente com a UAb. A conta corrente pode ser verificada no Portal Académico -> Tesouraria.

Consulta dos Resultados das Provas Presenciais

Findo o processo de avaliação os resultados ficam disponíveis no Portal Académico -> Consulta de Notas. Tendo a UAb estudantes em todo o mundo, os resultados das provas são publicitados de forma faseada.

Caso verifique algum problema com a nota de uma unidade curricular pode solicitar esclarecimento à Direção dos Serviços Académicos – Serviço de Logística de Exames, preenchendo o formulário Pedido de Resultados de Provas

Melhoria de Classificação

O estudante que pretenda melhorar a classificação em unidades curriculares (UC) a que tenha sido aprovado poderá optar por uma das seguintes vias:
a) Realizar uma prova presencial na época de recurso do ano em que obteve aprovação na unidade curricular, através da realização de uma prova correspondente ao regime de avaliação que escolheu no início do semestre; devendo solicitar a inscrição através do formulário disponível, nos seguintes períodos:
  • 1º semestre – inscrições de 18 a 24 de abril de 2017
  • 2º semestre – inscrições de 24 a 31 de julho de 2017

O estudante deve inscrever-se mesmo que o resultado da prova realizada em época normal não tenha sido publicitado.

b) Frequentar a unidade curricular no ano letivo seguinte, devendo, neste caso, proceder à inscrição no período de inscrições e à escolha do regime de avaliação, de acordo com o estabelecido no Guia de Curso, pagando a propina correspondente à inscrição na unidade curricular. Caso pretenda manter a classificação dos E-fólios, obtida no ano anterior, deverá solicitar no espaço da UC a creditação desta classificação.

Não é permitida a inscrição para melhoria de classificação em UC cuja aprovação foi concedida por creditação de competências académicas (equivalências) ou profissionais.

Caso já tenha sido emitida a certidão de conclusão do curso não será permitida a inscrição para melhoria de classificação.

Pedido de Melhoria de Classificação

Prova Presencial em Época Especial

Esta prova só pode ser realizada quando faltem até um máximo de três unidades curriculares (UC), já frequentadas, para terminar o curso no ano letivo corrente. O estudante deve efetuar o pedido nos prazos estabelecidos à(s) UC em falta (1.º semestre e/ou 2.º semestre) preenchendo o formulário.

Para o presente ano letivo 2016/2017 os exames serão agendados entre 2 de novembro e 15 de dezembro de 2017.

Deve efetuar o pedido dentro dos prazos definidos mesmo que ainda não tenham sido publicitados todos os resultados das provas de época de recurso:
  • Unidades curriculares de 1.º semestre – de 18 a 30 de setembro de 2017;
  • Unidades curriculares de 2.º semestre – de 23 de outubro a 4 de novembro de 2017.

De acordo com o preçário em vigor este exame tem o custo de 80€ por unidade curricular, sendo gerada uma Referência Multibanco que ficará disponível no Portal Académico (Área privada do estudante – Tesouraria). Este valor não será debitado caso obtenha aprovação na época de recurso e/ou solicite a anulação do pedido dentro dos prazos acima indicados.

Pedido de Exame de Época Especial

Fotocópia da Prova Presencial

Após a publicação das classificações o estudante dispõe de 5 dias úteis para requerer a fotocópia da prova através do formulário abaixo que será enviada por correio eletrónico, em formato pdf, após o pagamento dos emolumentos correspondentes. Os critérios de correção devem ser consultados no espaço de cada unidade curricular.

Aconselha-se a consulta do Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação.

Pedido de Fotocópia da Prova

Recurso

O recurso da classificação da prova escrita presencial é apresentado nos 5 dias úteis seguintes à data em que a fotocópia foi facultada, devendo o pedido ser acompanhado dos documentos indicados no Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação.

Após a receção da ata de deliberação do júri, esta será enviada ao estudante por correio eletrónico, em formato pdf.

Declaração de Presença

Caso não tenha solicitado a declaração de presença no local de realização da prova, pode fazê-lo mediante preenchimento do  formulário abaixo.

Pedido de Declaração de Presença

Condições especiais para realização de Provas Presenciais

Caso necessite de condições especiais para realizar as provas presenciais (equipamento que comporte cadeira de rodas, prova ampliada, etc.), deverá preencher o formulário abaixo e juntar toda a documentação médica para que se possa verificar da possibilidade de serem criadas as condições necessárias para a realização das provas num determinado local. Os serviços, após verificação, poderão solicitar o envio da documentação original. Caso o estudante seja portador de uma deficiência, basta enviar o comprovativo médico, e o pedido, uma vez. Se o estudante estiver com capacidades físicas mais reduzidas apenas temporariamente, deve mencionar, na exposição que fizer, o período previsto para a utilização de condições especiais.

Pedido de Condições Especiais

Candidaturas Online


Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


Tem dúvidas?

Contacte-nos!


Linha Estudante

(+351) 300 007 259 | Segunda a Sexta | 10h-12h30 | 14h-16h30


Atendimento Lisboa

Rua Braamcamp 90 | Segunda a sexta | 10h-17h