Até 3 de julho, estão abertas as candidaturas para a nova Pós-graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.
Trata-se de um curso que resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta (UAb) e a Microsoft em que são oferecidas duas especializações: Liderança e Gestão da Transformação Digital – 24 ECTS; e Transformação Digital Aplicada – 30 ECTS.
A Universidade Aberta segue e pratica as recomendações de capacitação por microcredenciais propostas pela Comissão Europeia.
A Pós-graduação abrange as áreas da Tecnologia Digital, Transição Digital e Inteligência Artificial. Desta forma, tem por objetivos:
- Compreender o conceito de transformação digital;
- Identificar os vetores de transição nas organizações;
- Perspetivar a importância da transformação digital.
A transformação digital diz respeito à integração de tecnologia digital em todas as áreas de uma instituição, pública ou privada, independentemente do setor de atividade, mudando fundamentalmente a forma como a mesma opera e entrega valor aos clientes/público. A transformação digital acaba por criar um sistema capaz de reunir os dados certos e incorporá-los totalmente para a inteligência de negócio num nível superior. A transformação digital ajuda, assim, uma organização a acompanhar as exigências crescentes do seu público-alvo e, portanto, a sobreviver num futuro crescentemente competitivo.
Para uma correta implementação, é apresentado um percurso que se destina a formar os líderes da transformação, capacitando-os com as ferramentas necessárias ao planeamento e ao acompanhamento da execução da transição, até ao seu culminar em real transformação digital. De igual forma, é apresentado um percurso alternativo, mais genérico, denominado por “Transformação Digital das Organizações”, que pretende despertar as atenções para a utilização do digital no contexto de cada colaborador.
27 de maio, 2022