Ações de formação em janeiro



Para o mês janeiro, a UAb reuniu um conjunto ações de formação na área da documentação e gestão da informação. As sessões são de acesso gratuito e destinam-se, essencialmente, a estudantes, professores, investigadores e bibliotecários. 

 

19 de janeiro, 09h00-09h30 |  EBSCOhost básico

Sessão dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.

Inscrição

 

19 de janeiro, 10h30-13h00 | Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação

Sessão dirigida principalmente a docentes, estudantes e investigadores da UAb, esta ação tem por objetivos:

  • Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica.
  • Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar.
  • Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.

Inscrição até  18 de janeiro, através de formulário.

 

19 de janeiro, 12h30-13h30 | EBSCOhost avançado

Sessão de nível avançado dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.

Inscrição

 

21 de janeiro, 14h00-14h30 | O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas

Sessão dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Inscrição

 

22 de janeiro, 10h00-10h30 | EDS: Pastas pessoais e alertas

Sessão dirigida principalmente a alunos, estudantes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Inscrição

 

22 de janeiro, 15h00-16h00 |  Ferramentas da Web of Science para a gestão das revistas nas bibliotecas universitárias

A gestão das revistas da biblioteca é um processo contínuo. Junte-se a este webinar para se manter atualizado e descobrir como as ferramentas da Web of Science, incluindo Master Journal List, Journal Citation Reports e InCites, podem ajudá-lo a identificar as revistas de maior impacto para a sua instituição.

Inscrição com e-mail institucional

 

26 de janeiro, 10h00-11h00 | EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta

Sessão de nível básico dirigida principalmente para estudantes, professores, pesquisadores e/ou bibliotecários. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes pontos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.

Inscrição

 

26 de janeiro, 10h30-11h30 | Gestão do Currículo: Do CIÊNCIAVITAE para o Repositório Aberto

Sessão dirigida principalmente a docentes, estudantes de doutoramento e investigadores da UAb, esta ação tem como objetivos:

  • Divulgar o CIÊNCIAVITAE – Currículo Científico português e o CIÊNCIA ID – Identificador Nacional de Ciência
  • Dar a conhecer as principais funcionalidades do sistema
  • Sincronização da informação – ORCID | CIÊNCIAVITAE | Repositório Aberto (Sessão hands on)

Inscrição até 25 de janeiro, através do formulário.

 

28 de janeiro, 15h00-16h00 | Dados de financiamento na Web of Science

Quer saber quais são as organizações que estão a investir na sua disciplina? Está interessado em analisar o impacto dum organismo de financiamento? Será apresentada uma análise dos dados de financiamento da investigação no panorama nacional.

Inscrição com o email institucional

 

29 de janeiro. 15h00-16h00 | Apresentando Citation Topics no InCites

Citation Topics é um novo esquema de classificação a nível de documento para o InCites Benchmarking & Analytics™ e foi desenvolvido com a perícia do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia em Leiden e do Institute for Scientific Information (ISI)™. Saiba mais sobre o que esta nova funcionalidade lhe permite.

Inscrição com o email institucional

 

Para mais informações, aceda ao programa de formação ou contacte por e-mail a Direção de Serviços de Documentação.

8 de janeiro, 2021