Para o mês janeiro, a UAb reuniu um conjunto ações de formação na área da documentação e gestão da informação. As sessões são de acesso gratuito e destinam-se, essencialmente, a estudantes, professores, investigadores e bibliotecários.
19 de janeiro, 09h00-09h30 | EBSCOhost básico
Sessão dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.
19 de janeiro, 10h30-13h00 | Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação
Sessão dirigida principalmente a docentes, estudantes e investigadores da UAb, esta ação tem por objetivos:
- Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica.
- Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar.
- Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.
Inscrição até 18 de janeiro, através de formulário.
19 de janeiro, 12h30-13h30 | EBSCOhost avançado
Sessão de nível avançado dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.
21 de janeiro, 14h00-14h30 | O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas
Sessão dirigida principalmente a estudantes, professores, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.
22 de janeiro, 10h00-10h30 | EDS: Pastas pessoais e alertas
Sessão dirigida principalmente a alunos, estudantes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.
22 de janeiro, 15h00-16h00 | Ferramentas da Web of Science para a gestão das revistas nas bibliotecas universitárias
A gestão das revistas da biblioteca é um processo contínuo. Junte-se a este webinar para se manter atualizado e descobrir como as ferramentas da Web of Science, incluindo Master Journal List, Journal Citation Reports e InCites, podem ajudá-lo a identificar as revistas de maior impacto para a sua instituição.
Inscrição com e-mail institucional
26 de janeiro, 10h00-11h00 | EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta
Sessão de nível básico dirigida principalmente para estudantes, professores, pesquisadores e/ou bibliotecários. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes pontos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.
26 de janeiro, 10h30-11h30 | Gestão do Currículo: Do CIÊNCIAVITAE para o Repositório Aberto
Sessão dirigida principalmente a docentes, estudantes de doutoramento e investigadores da UAb, esta ação tem como objetivos:
- Divulgar o CIÊNCIAVITAE – Currículo Científico português e o CIÊNCIA ID – Identificador Nacional de Ciência
- Dar a conhecer as principais funcionalidades do sistema
- Sincronização da informação – ORCID | CIÊNCIAVITAE | Repositório Aberto (Sessão hands on)
Inscrição até 25 de janeiro, através do formulário.
28 de janeiro, 15h00-16h00 | Dados de financiamento na Web of Science
Quer saber quais são as organizações que estão a investir na sua disciplina? Está interessado em analisar o impacto dum organismo de financiamento? Será apresentada uma análise dos dados de financiamento da investigação no panorama nacional.
Inscrição com o email institucional
29 de janeiro. 15h00-16h00 | Apresentando Citation Topics no InCites
Citation Topics é um novo esquema de classificação a nível de documento para o InCites Benchmarking & Analytics™ e foi desenvolvido com a perícia do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia em Leiden e do Institute for Scientific Information (ISI)™. Saiba mais sobre o que esta nova funcionalidade lhe permite.
Inscrição com o email institucional
→ Para mais informações, aceda ao programa de formação ou contacte por e-mail a Direção de Serviços de Documentação.
8 de janeiro, 2021