OpenEU | uma universidade aberta pan-europeia



A OpenEu, a primeira universidade pan-europeia, é uma aliança que reúne as principais universidades abertas e de ensino a distância da Europa, juntamente com algumas universidades presenciais, empenhadas em avançar com a sua transformação digital, em promover o ensino centrado no estudante, inclusivo, digital e sustentável, fortalecendo o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES).

O projeto, que tem a liderança da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) durante quatro anos, tem por missão oferecer um ensino superior e/ou aprendizagem ao longo da vida de qualidade, permitir experiências acessíveis e sustentáveis a todos os estudantes e contribuir para a transformação digital das instituições de modo a fortalecer a dimensão digital.

Os principais membros da aliança são oito universidades abertas e de ensino a distância internacionalmente reconhecidas, juntamente com duas universidades presenciais: Bifröst University, Islândia, Daugavpils University, Letónia, FernUniversität in Hagen, Alemanha, Hellenic Open University, Grécia, Open Universiteit, Países Baixos, Open University of Cyprus, Chipre, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha, Universidade Aberta, Portugal, Universitat Oberta de Catalunya, Espanha, St Cyril and St Methodius University of Veliko Tarnovo, Bulgária. A Open University of the United Kingdom, Reino Unido, a Fan S. Noli University, na Albânia, a Ukrainian Engineering Pedagogics Academy, na Ucrânia, e a MIT University, na Macedónia do Norte.

Três das principais redes académicas internacionais, a European Association of Distance Teaching Universities (EADTU), a International Association of Universities (IAU) e a Mediterranean Universities Union (UNIMED), bem como diversas associações industriais, nacionais e europeias contribuem para o crescimento desta Aliança.

A Comissão Europeia apoiou o projeto OpenEU como parte da European Universities Initiative.

 

A UAb está comprometida com o projeto OpenEU, desenvolvido no âmbito das Alianças Universitárias Europeia e acredita que o consórcio europeu contribuirá significativamente para a transformação digital do ecossistema europeu do ensino superior, bem como para o panorama europeu da aprendizagem ao longo da vida, abrangendo públicos mais diferenciados”.

 

28 de junho, 2024