Sandra Caeiro
É Professora Catedrática na Universidade Aberta (UAb) no Departamento de Ciências e Tecnologia. É Agregada em Sustentabilidade, Ambiente e Alterações Globais, subárea de Tecnologias e Gestão Ambiental na UAb (2019), Doutorada em Engenharia do Ambiente (Sistemas Ambientais e suas Tensões) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2004), Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro, Portugal (1996) e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL (Sistemas Ambientais e suas Tensões), Portugal (1992).
É atualmente coordenadora do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento – UAb. É investigadora sénior no CENSE – Center for Sustainability and Environmental Research da FCT/UNL e no LEAD – Laboratório de Educação a Distância e e-learning da UAb. Uma das suas principais e atuais áreas de lecionação e investigação é a gestão e avaliação ambiental e da sustentabilidade.
É editora associada da revista científica internacional Journal of Cleaner Production da Elsevier, pertence ao corpo editorial das revistas internacionais: Ocean and Coastal Management, da Elsevier, International Journal of Sustainability in Higher Education, da Emerald, Frontiers in Sustainable Production – Quantitative Sustainability Assessment, da Frontiers e Latin American Journal of Management for Sustainable Development, da Inderscience. É revisora de várias revistas científicas, livros internacionais e avaliadora de bolsas e projetos de investigação nacionais e internacionais. É membro do Advisory Council da Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE) e da Comissão Executiva da Rede Portuguesa de cooperação para a sustentabilidade dos Campi nas Instituições de Ensino Superior. Orienta vários estudantes de pós-graduação, arguente de teses de mestrado e doutoramento e tem diversos artigos publicados em revistas ISI em capítulo livros e em anais de conferências internacionais e participa ou coordena diversos projetos de investigação e tecnologia.