A Universidade Aberta (UAb) tem, desde sempre, promovido a mobilidade de estudantes: tradicionalmente em modo presencial, mas, desde 2011, também em formato virtual. A partir dessa data tiveram início diferentes projetos de mobilidade virtual, em contexto europeu e com universidades da América Latina.
A realização de um período de mobilidade internacional no âmbito de programas ou de acordos bilaterais é, para os estudantes, uma oportunidade de conhecerem o modo de ensino e os programas de estudo de outras universidades, obtendo equivalências aos estudos aí realizados, sem os custos económicos, sociais e/ou familiares, habitualmente associados à mobilidade física.
As atividades de mobilidade virtual para estudos ocorrem sempre no âmbito de um acordo interinstitucional (protocolo, convénio, adenda, acordo específico, etc.) celebrado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas no projeto de mobilidade. Deste modo, as IES participantes acordam, previamente, o reconhecimento académico dos programas de estudos a realizar pelos seus estudantes na IES de acolhimento.
Os estudantes em mobilidade virtual na UAb usufruem exatamente das mesmas condições disponibilizadas aos demais estudantes da instituição.
Testemunhos
Assuntos relacionados:
- Manual Iberoamericano de Buenas Prácticas en Internacionalización | Organização dos Estados Iberoamericanos
Gabinete de Comunicação e de Relações Internacionais | gcri@uab.pt