Doutoramentos

DELIBERAÇÃO DO CONSELHO CIENTÍFICO DA UAb

Documentos a entregar após a defesa da prova pública: 

Plataforma disponível na Área Privada do Portal UAb:

UM EXEMPLAR DA VERSÃO FINAL DA TESE EM FORMATO DIGITAL

DECLARAÇÃO DE DEPÓSITO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO ABERTO

Direção de Serviços Académicos:

UM EXEMPLAR DA VERSÃO FINAL DA TESE EM FORMATO PAPEL

Morada para envio:
Universidade Aberta
Direção de Serviços Académicos
Rua Almirante Barroso, nº 38
1000 – 013 Lisboa

 

Disponibilização no Repositório Aberto:

Todas as publicações aprovadas em provas públicas são disponibilizadas no Repositório Aberto.

De acordo com a  Política de Ciência Aberta da UAb (Despacho nº 297/R/2025)

        • O acesso aberto ao conteúdo integral das publicações deve ser permitido logo que possível, de preferência desde o momento da publicação, aplicando-se o princípio de “tão aberto quanto possível, tão fechado quanto necessário”.
        • No caso das teses de doutoramento e das dissertações de mestrado, a disponibilização em acesso aberto fica também condicionada às deliberações do Conselho Científico, as quais dependem da classificação final atribuída ao trabalho.
        • É admissível a aplicação de um período de embargo no acesso ao texto integral até 12 meses, nos termos de eventuais contratos de edição, desde que os mesmos não contrariem as disposições dos contratos de financiamento, caso resultem de projetos financiados. O tempo de embargo é contado a partir da data da publicação formal ou, no caso das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, após a entrega da versão final aprovada em provas públicas. Em casos excecionais, devidamente justificados e autorizados pela Universidade Aberta, designadamente relacionados com o processo de obtenção de patentes ou com a publicação de artigos ou de livros a partir da tese ou dissertação, aquele período de embargo pode ser alargado.
        • O embargo pode ser aplicado ao acesso, mas não ao depósito. No momento do depósito deverão ficar imediatamente disponíveis os metadados (autoria, título, resumo e palavras-chave, bem como, sendo o caso, informação completa e fiável sobre o financiamento atribuído, abrangendo necessariamente o nome do financiador e o número/identificador do projeto) da publicação depositada bem como a indicação do período de embargo a que o conteúdo está sujeito. Terminado o período de embargo, o conteúdo integral passará a estar disponível em acesso aberto, no Repositório Aberto.

A indicação do autor relativa à disponibilização do conteúdo integral da publicação (acesso aberto imediato ou embargado) é expressa na DECLARAÇÃO DE DEPÓSITO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO ABERTO .

Os autores concedem à UAb uma licença de distribuição não exclusiva que permite à instituição arquivar e tornar acessível, através do seu repositório institucional, os  documentos em formato digital. Os autores continuam a reter os seus próprios direitos de autor.

O depósito destes documentos, de acordo com o definido no Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto é efetuado pela Direção de Serviços de Documentação e Informação.