Serviços

ARQUIVO AUDIOVISUAL

 

Produção audiovisual da Universidade Aberta (UAb) e das Instituições que a antecederam, nomeadamente: Instituto de Meios Audiovisuais da Educação (IMAVE), Instituto de Tecnologia Educativa (ITE), Instituto Português de Ensino a Distância (IPED) e  Projeto Universidade Aberta (PUA). Este acervo encontra-se em processo de avaliação e tratamento documental. Para mais informações contacte o Arquivo.

 

CATÁLOGO ONLINE

 

Acervo das Bibliotecas da Universidade Aberta

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

 

O serviço de empréstimo domiciliário está disponível para toda a comunidade académica UAb, bem como a utilizadores externos autorizados.

O acesso ao sistema é efetuado através da Área Pessoal:

  • Se pertence à UAb,  utilize o username e password de acesso ao Campus Virtual;
  • Se é um utilizador externo à UAb, efetue previamente o seu registo como leitor das Bibliotecas. As credenciais de acesso ser-lhe-ão fornecidas com a confirmação da inscrição.

 

Consulte o Regulamento – Artigo 10º

Pedido de empréstimo

 

EMPRÉSTIMO DE EBOOKS

 

Este serviço destina-se exclusivamente à comunidade académica UAb.

Consulte o Regulamento – Artigo 11º

Plataforma de ebooks

Como requisitar ebooks

 

EMPRÉSTIMO INTERBIBLIOTECAS (EIB)

 

O empréstimo interbibliotecas  permite aos utilizadores da UAb o acesso a documentos de outros acervos documentais assim como aos utilizdaores de outras instituições o acesso a documentos das
Bibliotecas da UAb.

Consulte o Regulamento – Artigo 12º

Pedido de empréstimo

Instituições UAb – EIB TAX FREE

Para mais informações contacte eib@uab.pt.

 

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

 

Para ajudar no desenvolvimento de competências de literacia da informação na Comunidade Académica, oferecemos um Programa de Formação constituído por um conjunto de ações pré-selecionadas e ainda Guias e Tutoriais relativos à utilização dos serviços e dos recursos de informação.

Mantemo-nos disponíveis para realizar outras ações de formação ou desenvolvimento de conteúdos de apoio às atividades de ensino e investigação a pedido de estudantes, docentes ou investigadores da UAb.

 

INFORMAÇÃO E REFERÊNCIA

 

Orientar e apoiar os utilizadores para uma boa utilização dos serviços e dos recursos.
Estamos disponíveis para oferecer um apoio personalizado.

PERGUNTE-NOS


Atribuição de ISBN / ISSN


Solicitação de Utilização de Documentos

 

ACESSO REMOTO

 

https://portal.uab.pt/si/category/acesso-web-vpn/

 

CONSULTA PRESENCIAL

 

Consulta presencial, maioritariamente em livre acesso, dos recursos constituintes do fundo documental das Bibliotecas: monografias; publicações periódicas; teses e dissertações (defendidas na UAb); videogramas; audiogramas; recursos eletrónicos; biblioteca antiga – obras sobre história,  língua e cultura portuguesas.

 

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

 

Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.

Conteúdos do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta, Emissões e Publicações Periódicas UAb bem como documentos depositados pelos autores UAb, em auto arquivo, nas comunidades científicas do Repositório Aberto.

Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.

Todos os documentos têm uma licença de propriedade intelectual que define os termos da utilização, adaptação e distribuição dos conteúdos por terceiros.

O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.

https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4664

 

REPOSITÓRIO ABERTO

O Repositório Aberto é o repositório institucional da Universidade Aberta e foi construído com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da UAb em formato digital. Pretende-se reunir, num único sítio, o conjunto das publicações científicas da UAb contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da sua memória intelectual.

http://repositorioaberto.uab.pt/

DOUTORAMENTOS E MESTRADOS REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO UAb

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO DA UAb

 

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO CIENTÍFICO

 


NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

 

DOUTORAMENTOS

 

Número de exemplares a entregar

Após a defesa da prova pública o doutorando deve proceder à entrega de 2 exemplares em papel e 1 cópia digital (CD).

Disponibilização do texto Integral

O depósito destes documentos, de acordo com o definido no Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto, é efetuado pela Direção de Serviços de Documentação.
De acordo com a  Política Institucional de Acesso Aberto da UAb (Despacho nº 19/R/15) são autorizados períodos de embargo à disponibilização do conteúdo integral da publicação em Acesso Aberto, com a duração máxima de 36 meses, contados desde a data de concessão do grau.
Os trabalhos defendidos integrarão o Repositório Aberto, mantendo os autores dos documentos todos os seus direitos.

 

Deliberações do Conselho Científico

 

MESTRADOS

 

 

Número de exemplares a entregar

Após a defesa da prova pública o mestrando deve proceder à entrega de 1 exemplar em papel e 1 cópia digital (CD).

Disponibilização do texto Integral

O depósito destes documentos, de acordo com o definido no Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto, é efetuado pela Direção de Serviços de Documentação.
De acordo com a Política Institucional de Acesso Aberto da UAb (Despacho nº 19/R/15) são autorizados períodos de embargo à disponibilização do conteúdo integral da publicação em Acesso Aberto, com a duração máxima de 36 meses, contados desde a data de concessão do grau.
Deliberações do Conselho Científico

 

REGULAMENTAÇÃO NACIONAL

 

DEPÓSITO DE TESES E TRABALHOS DE DOUTORAMENTO E DE DISSERTAÇÕES E TRABALHOS DE MESTRADO
(DECRETO-LEI Nº115/2013, DE 7 DE AGOSTO)

 

De acordo como o artigo 50, as dissertações de mestrado ficam sujeitas ao depósito obrigatório de uma cópia digital num repositório integrante da rede do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, operado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P..
O depósito visa o tratamento e a preservação dos referidos trabalhos científicos, bem como a difusão, em regime de acesso aberto, da produção que não for objeto de restrições ou embargos.
O depósito deve ser feito no respeito por requisitos técnicos, designadamente no que respeita aos formatos dos ficheiros e à respetiva descrição dos trabalhos.
As teses de doutoramento, os trabalhos previstos na alínea a) do n.º 2 do artigo 31.º e as fundamentações escritas a que se refere a alínea b) do n.º 2 do mesmo artigo estão, ainda, sujeitas ao depósito de um exemplar em papel na Biblioteca Nacional de Portugal.


REGULAMENTO TÉCNICO DE DEPÓSITO DE TESES E TRABALHOS DE DOUTORAMENTO E DE DISSERTAÇÕES E TRABALHOS DE MESTRADO

(PORTARIA N.º 285/2015)

 

Regulamento  a que se refere o n.º 3 do artigo 50.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto

 

FORMATOS AUTORIZADOS PARA EFEITOS DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL (RCAAP)
(DESPACHO N.º 14167/2015)

 

Aprova a lista de formatos autorizados para efeitos de depósito no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) dos documentos referida no artigo 50.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de agosto.
Lista de formatos autorizados para depósito no RCAAP.

 

 

TUTORIAIS

 

Auto arquivo no Repositório Aberto

Registo no Repositório Aberto

 

FAQ’S

Acesso Aberto

Auto arquivo

 

REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

 

Efetuar a reprodução de documentos do acervo das Bibliotecas da Universidade Aberta.

Regulamento – Artigo 17.º

Pedido de Reprodução

 

Para mais informações contacte cdoc@uab.pt.