Atribuição de Identificadores

A Direção de Serviços de Documentação gere o processo de atribuição de identificadores, unívocos e exclusivos, a publicações associadas à Universidade Aberta.​​

 

DOI – Digital Object Identifier

Identificador de item numérico, constitui um meio de identificar de forma permanente um elemento digital que é usado na Internet. Corresponde ao ISBN ou ISSN das obras impressas.

Os identificadores persistentes DOI permitem a identificação inequívoca de uma publicação e a sua correta e clara referenciação para efeitos de divulgação (referências bibliográficas, páginas pessoais, currículos, portais de pesquisa, etc…). Desta forma, mesmo que o endereço web da revista ou o local da publicação seja alterado, é possível manter atualizado o identificador para garantir sempre a ligação à publicação. Além da vantagem da identificação e persistência inequívoca associada às publicações, também os elementos descritores, como o título, autores e resumos, são partilhados e disponibilizados para o desenvolvimento de serviços de pesquisa, indicadores e métricas.

A atribuição de DOI aplica-se a:

  • Publicações da Editora eUAb;
  • Literatura cinzenta de caráter académico e científico (relatórios, documentos de conferências não publicados, pre-prints de artigos) e outros documentos em que o Repositório Aberto é o ponto primário de publicação;
  • Artigos publicados nas revistas da UAb;
  • Conjunto de dados de investigação científica (datasets)

O DOI para as teses e dissertações será atribuído automaticamente a partir da plataforma RENATES.

ISBN – International Standard Book Number 

O ISBN identifica uma edição de um trabalho publicado por um determinado editor e é atribuído a cada livro publicado, inclusive para as suas diversas edições ou formas de apresentação. Um mesmo título com edições diferentes ou apresentado em brochura, encadernado em pano ou papel terá um ISBN diferente. No caso de uma obra em vários volumes, ser-lhe-á atribuído um número identificador para o seu conjunto total e tantos outros quantos forem necessários para identificar cada um dos volumes separadamente.

Baseado na norma ISO (ISO 2108-1978 (E) Documentation – International Standard Book Numbering ISBN) é atribuído pela Agência Nacional do ISBN.

 

ISSN – International Standard Serial Number 

Código numérico que constitui um identificador internacional unívoco para cada título de publicação em série. O ISSN juntamente com o título-chave identificam de uma maneira inequívoca um determinado título de série. O ISSN de determinada publicação em série só muda caso se verifique uma mudança no título da mesma.

É baseado na norma ISO 3297:1986 e é atribuído pelo International Serials Data System (ISDS).

 

Os pedidos de atribuição de identificador devem ser efetuados através do preenchimento do formulário.

Para mais informações sobre o serviço de atribuição de identificadores contacte repositorio_aberto@uab.pt.