O DOI (Digital Object Identifier) identificador de item numérico, constitui um meio de identificar de forma permanente um elemento digital que é usado na Internet. Corresponde ao ISBN ou ISSN das obras impressas.
Os identificadores persistentes DOI permitem a identificação inequívoca de uma publicação e a sua correta e clara referenciação para efeitos de divulgação (referências bibliográficas, páginas pessoais, currículos, portais de pesquisa, etc…). Desta forma, mesmo que o endereço web da revista ou o local da publicação seja alterado, é possível manter atualizado o identificador para garantir sempre a ligação à publicação. Além da vantagem da identificação e persistência inequívoca associada às publicações, também os elementos descritores, como o título, autores e resumos, são partilhados e disponibilizados para o desenvolvimento de serviços de pesquisa, indicadores e métricas.
A atribuição de DOI aplica-se a:
- Publicações da Editora eUAb;
- Literatura cinzenta de caráter académico e científico (relatórios, documentos de conferências não publicados, pre-prints de artigos) e outros documentos em que o Repositório Aberto é o ponto primário de publicação;
- Artigos publicados nas revistas da UAb;
- Conjunto de dados de investigação científica (datasets)
O DOI para as teses e dissertações será atribuído automaticamente a partir da plataforma RENATES.