Alertas bibliográficos

A ativação de alertas bibliográficos é uma funcionalidade que permite que o utilizador se mantenha atualizado sobre a publicação de novos conteúdos nas suas áreas de interesse, autores ou revistas preferidas sem ter que efetuar pesquisas periódicas em múltiplos recursos ou aceder às páginas das revistas.

A maioria dos recursos bibliográficos (catálogos, repositórios, bases de dados) disponíveis online possibilitam o envio de notificações automáticas via email ou RSS feed.

ALERTAS VIA EMAIL

Os alertas via email permitem ao utilizador ser notificado, via email, sobre a existência de novos documentos correspondentes a uma determinada pesquisa.

Por norma é necessário estar registado no recurso, definir o nome e a periodicidade do alerta e indicar o endereço de email para onde devem ser enviados os alertas.

De acordo com a periodicidade definida, o sistema efetua automaticamente a pesquisa guardada e envia uma mensagem de correio eletrónico, informando o utilizador da existência de novos documentos.

ALERTAS VIA RSS FEED

Os RSS feeds permitem acompanhar as atualizações de um website, ou de um determinado conteúdo, que suportem esta tecnologia, e receber notícias à medida que as mesmas são atualizadas.

Podem ser subscritos feeds associados a uma pesquisa bibliográfica, de forma a receber informação dos novos documentos correspondentes à pesquisa efetuada.

 

 REPOSITÓRIOAbERTO

Aceder ao Repositório 
Clicar em Entrarno topo da página, do lado esquerdo

Se ainda não tiver uma conta, clicar em Utilizador novo? Clique aqui para se registar.
Efetuar o login
Selecionar a comunidade ou, dentro desta, uma coleção
Clicar no botão Ativar Alerta disponível a meio da página

 

B-on

 

 

EBSCOhost 

  1. Aceder a uma base EBSCOhost
  2. Efetuar a pesquisa pretendida
  3. Clicar no botão Create Alert ou clicar em Share e depois em E-mail Alert
  4. Clicar em Sign In
  5. Se ainda não tiver uma conta, clicar em Create a new account
  6. Efetuar o login
  7. Inserir o(s) endereço(s) de email para onde serão enviados os alertas
  8. Definir as opções de envio dos alertas
  9. Clicar no botão Save Alert

 

Alerta de revista

  1. Aceder a uma base EBSCOhost
  2. Fazer autenticação, clicando em Sign In
  3. Se ainda não tiver uma conta, clicar em Create a new account
  4. Efetuar o login
  5. Na barra de topo clicar em Publications
  6. Pesquisar a revista pretendida
  7. Clicar no título da revista para verificar os dados da publicação
  8. No canto superior direito clicar em Share e depois em E-mail Alert
  9. Inserir o(s) endereço(s) de email para onde serão enviados os alertas
  10. Definir as opções de envio dos alertas
  11. Clicar no botão Save Alert

 

 

Google Académico

  1. Aceder ao Google Académico
  2. Efetuar a pesquisa
  3. No menu lateral esquerdo da lista de resultados, clicar em Criar alerta
  4. Indicar o endereço de email e número de resultados
  5. Clicar no botão Criar Alerta

 

 

Web of Science (ISI)

  1. Aceder à Web of Science Core Collection
  2. Efetuar a pesquisa
  3. Na lista de resultados, clicar em Criar alerta ou em Histórico de pesquisa e depois no botão Salvar Histórico de pesquisa / Criar Alerta
  4. Se ainda não tiver uma conta, clicar emEntrar > Registo
  5. Efetuar o login
  6. Atribuir um nome ao alerta no campo do nome do histórico
  7. Ativar a opção Alertas por E-mail
  8. Definir as opções de envio dos alertas
  9. Clicar no botão Salvar
  10. Abrirá uma página a confirmar que o alerta foi criado com sucesso, com o link do RSS Feed, que poderá abrir ou copiar o endereço e colá-lo no leitor de RSS Feeds
  11. O alerta ficará ativo durante 6 meses. O sistema enviará email para avisar da proximidade da data de expiração do alerta, para poder renovar atempadamente.
  12. Caso não renove, a pesquisa não será apagada, mas o alerta ficará em estado “Expirado”. Na área Minhas Ferramentas > Pesquisas e alertas salvos, no separador Pesquisas salvas poderá, a qualquer momento, reativar o alerta.

 

Alerta de autor

Permite receber alerta sempre que um artigo de um dado autor é indexado na Web of Science Core Colletion.

  1. Aceder à Web of Science Core Collection
  2. Efetuar a pesquisa por Autor
  3. Ao lado da opção de Pesquisa Avançada, clicar em + Mais
  4. Aceder à opção Buscar por Autor
  5. Inserir o Apelido do autor e a(s) Inicial(ais) de nome
  6. Pode adicionar na pesquisa outras variantes do nome do autor e pode selecionar a opção “Somente correspondências exatas
  7. Pode selecionar domínio temático de pesquisa associado ao autor
  8. Pode selecionar a(s) organização(ões) associada(s) ao autor e pode ativar a opção “Inclua registos que não contêm informações de organização
  9. Executar a pesquisa
  10. Na lista de resultados, clicar em Criar alerta ou em Histórico de pesquisa e depois no botão Salvar Histórico de pesquisa / Criar Alerta– Ver instruções acima sobre o Alerta de pesquisa.

 

Alerta de citação

Permite receber alerta sempre que um dado artigo é citado.

  1. Aceder à Web of Science Core Collection
  2. Efetuar a pesquisa pretendida
  3. Clicar do título do artigo sobre o qual pretende ativar o alerta
  4. No registo completo do artigo, clicar em Criar alerta de citação
  5. Se ainda não tiver uma conta, clicar em Entrar > Registo
  6. Efetuar o login
  7. Abrirá uma página a confirmar que o alerta foi criado com sucesso
  8. O alerta ficará ativo durante 12 meses. O sistema enviará email para avisar da proximidade da data de expiração do alerta, para poder renovar atempadamente.
  9. Caso não renove, o alerta não será apagado, mas ficará em estado “Expirado”. Na área Minhas Ferramentas > Pesquisas e alertas salvos, no separador Alertas de citação poderá, a qualquer momento, renovar ou excluir o alerta.

 

Alerta de revista

Permite receber alerta dos sumários (table of contents) das revistas preferidas mais recentemente publicadas.

  1. Aceder à Web of Science Core Collection
  2. Efetuar o login
  3. Se ainda não tiver uma conta, clicar em Entrar > Registo
  4. Aceder à área Pesquisas e alertas > Alertas de periódico
  5. Clicar no botão Adicionar periódicos
  6. Pesquisar o título pretendido
  7. Selecionar o(s) título(s) na coluna Enviar alerta por e-mail sobre índice
  8. Clicar em Enviar seleções
  9. O alerta ficará ativo durante 12 meses. O sistema enviará email para avisar da proximidade da data de expiração do alerta, para poder renovar atempadamente.
  10. Caso não renove, o alerta não será apagado, mas ficará em estado “Expirado”. Na área Minhas Ferramentas > Pesquisas e alertas salvos, no separador Alertas de periódico poderá, a qualquer momento, renovar ou excluir o alerta.