Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta

O Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta reúne um património que remonta a 1964 e às origens do ensino a distância em Portugal. O acervo é constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta bem como das Instituições que a antecederam: Instituto de Meios Audiovisuais da Educação (IMAVE – 1964), Instituto de Tecnologia Educativa (ITE – 1971), Instituto Português de Ensino a Distância (IPED – 1979) e Projeto Universidade Aberta (PUA – 1987). A construção da coleção resultou do armazenamento de suportes dos documentos audiovisuais produzidos por estas instituições ao longo do tempo.

Este é um acervo de características singulares, com conteúdos que documentam cenários e práticas envolvendo o ensino a distância em Portugal, de interesse relevante para a Instituição, mas também para a memória coletiva. Testemunhos da mudança pedagógica e tecnológica verificada na educação em Portugal, os documentos em acervo atestam as diferentes gerações e conceções do ensino a distância, desde emissões de rádio e televisão, até às dinâmicas do ensino virtual e das práticas educacionais abertas, protagonizadas na atualidade pela UAb.

Face à vulnerabilidade e especificidade dos materiais audiovisuais, foi estabelecida uma política de gestão do Arquivo que permita garantir a identificação, a autenticidade, a integridade e a fiabilidade dos conteúdos de modo a que a informação permaneça acessível, interpretável e autêntica, para que possa ser utilizada pelas gerações futuras.

O acervo organiza-se em torno de duas áreas estruturais:

  • “Memória” – produção das instituições que antecederam a criação da UAb (1964-1988)
  • “Universidade Aberta” – produção UAb (1988-)

Cada documento tem uma ficha de identificação que testemunha o seu ciclo de vida, da avaliação à disponibilização.

Os conteúdos audiovisuais são não só as imagens e sons, mas também a sua descrição. Considerando que materiais não descritos são materiais mortos, é concedida especial atenção à descrição dos documentos, fornecendo, para além da análise de conteúdo, informação relativa às suas características formais, técnicas e administrativas.

A estratégia de preservação, considerada como forma de assegurar a permanente acessibilidade dos documentos com integridade, passa pela análise, identificação, referenciação, migração dos conteúdos vídeo e áudio para ficheiros digitais.

Concluída a identificação e descrição dos documentos, procede-se à transferência dos conteúdos existentes em cassete vídeo, para ficheiro digital e ao respetivo arquivo na Universidade Aberta e no Banco de Vídeo FCCN.

Para além de armazenar os objetos digitais num suporte adequado, o desafio maior do Arquivo consiste em pensar nos requisitos que possibilitem a pesquisa, a recuperação e a utilização da informação para uso futuro, preservando o conteúdo, a integridade e a autenticidade dos documentos.

Conscientes da relevância dos conteúdos como fontes históricas, mas também do seu potencial de reutilização em contexto académico ou lúdico, tem sido efetuado um grande investimento na promoção da autonomia do utilizador na pesquisa de conteúdos, no acesso e na promoção da utilização legal dos documentos.

A disponibilização sistemática dos conteúdos efetua-se no âmbito do projeto Recursos Educacionais Abertos – REA do Repositório Aberto.

É efetuada uma versão dos conteúdos digitais, com logótipo UAb e uma licença Creative Commons (CC-BY-NC-SA) que é disponibilizada, em acesso aberto, no Repositório Aberto. Deste modo, qualquer utilizador com acesso à Internet pode, de modo autónomo, pesquisar, aceder e reutilizar os documentos