O RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e armazenar, disponibilizar e preservar a produção científica.
O RCAAP assume um papel importante na promoção da Ciência Aberta, nomeadamente na adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e no aumento da visibilidade dos resultados da atividade académica e científica portuguesa.
Este papel é materializado através de inúmeros serviços, em particular o Portal RCAAP e o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais – SARI.
O projeto RCAAP é uma infraestrutura científica através da qual se podem cumprir as políticas de acesso aberto da FCT e da Comissão Europeia e o depósito legal de teses e dissertações. Oferece serviços de alojamento e validação de repositórios institucionais e o Portal RCAAP.
O Portal RCAAP é o componente central do serviço Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios e revistas das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. Em 2010, o Portal RCAAP passou a agregar os conteúdos científicos produzidos no Brasil disponibilizados a partir do agregador Oasisbr mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Assim, o portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos pelos repositórios que integram a rede, quer nacionais, quer brasileiros.
O Portal RCAAP é um portal agregador que reúne a descrição (metadados) dos documentos depositados nos vários recursos disponíveis no seu diretório. Sempre que possível, recolhe o texto integral para melhorar o resultado das pesquisas mas não guarda qualquer documento. Nos resultados das pesquisas, o título de um documento no portal RCAAP encaminha sempre para seu conteúdo no repositório ou revista onde esse documento se encontra depositado.
Atualmente, o Portal RCAAP faz uso do sistema de agregação La Referencia Harvester como plataforma de agregação.
O portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a documentos de caráter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos pelos repositórios que integram a rede, nacionais e brasileiros, pois em 2010, o Portal RCAAP passou a agregar os conteúdos científicos produzidos no Brasil disponibilizados a partir do agregador Oasisbr mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
A missão do projeto é promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico e armazenar, disponibilizar e preservar a produção científica nacional, e está apoiada em três objetivos:
- Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa, o que é importante para a comunidade académica e científica, mas também para a sociedade em geral;
- Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica nacional através do registo da produção científica em sistemas de informação específicos – os repositórios institucionais – e da sua agregação no portal RCAAP;
- Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais através da disponibilização de um agregador e de um diretório da produção académica e científica que facilitam a interoperabilidade e a interligação das publicações com outras ferramentas no mundo.
Através do portal RCAAP pode-se aceder a milhares de artigos de revistas científicas, comunicações, teses e dissertações, entre outras tipologias, que se encontram dispersos por inúmeros repositórios e revistas científicas das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de Investigação e Desenvolvimento.
Nos resultados das pesquisas, o título de um documento no portal RCAAP encaminha para seu conteúdo no repositório ou revista onde esse documento se encontra depositado.
O RCAAP é integrado com outras plataformas como a B-on, OpenAIRE e o CIÊNCIA VITAE.